Fala pessoa, tudo certo?
Decidi abrir tópico porque ao pesquisar vi muitas dúvidas relacionadas à abertura de franquias, mas não necessariamente de quem já é franqueado. Meu objetivo é ter algum olhar de fora e considerações que me ajudem a tomar uma decisão nesse momento da minha carreira.
Sou dono de uma franquia de psicologia clínica. O negócio funciona principalmente através de atendimentos online, com alguns atendimentos presenciais. Comecei a minha franquia no início da pandemia e tive resultados muito bons até hoje. Acredito que parte se deva à quantidade de pessoas que precisavam de terapia no início dessa situação caótica.
Apesar de conseguir obter uma renda boa, acima do que normalmente um psicólogo consegue atendendo, tenho ficado receoso com algumas questões envolvendo os próximos anos como franqueado (o contrato tem duração de 5 anos, no final de 2022 fecham 2 anos).
Há algumas questões envolvendo o contrato que tem me deixado receoso sobre a continuidade.
A exigência de um local físico, exclusivo do franqueado. Até o momento não tive a necessidade de pagar aluguel, pois no início da pandemia tive a possibilidade de atender apenas online. No entanto, o contrato exige que eu alugue ou pague para a franqueadora pelo local para atender presencialmente. Pelos meus cálculos isso comprometeria uns 20 - 25% do lucro da empresa. Sem contar o deslocamento para atender presencialmente. Consegui 6 meses de isenção até o final de abril, após essa data teria que começar a bancar os atendimentos presenciais (detalhe que no máximo tem chegado a 5 atendimentos semanais presencialmente, longe dos quase 30 que faço semanalmente presencial e online). Não faz sentido comprometer essa porcentagem do lucro para atender 5 pessoas semanalmente, basicamente estou pagando para atender presencialmente.
Royalties que começaram em 45%, mas que baixam até 30% no último ano do contrato.O valor pago em royalties pode ser considerado alto. Atualmente pago 40% dos ganhos para a franqueadora (o que "pagaria" a secretaria que organiza a minha agenda e as supervisões semanais). O que tem me incomodado um pouco é que houve promessa de ajuste pela inflação e até hoje não repassaram esse custo para os clientes (aparentemente farão, mas tem demorado muito para isso acontecer. Desde que comecei há 2 anos ainda não houve reajuste dos preços). De qualquer maneira, esse custo seria repassado para os valores mais baixos de psicoterapia, o que não incluiria os "patamares" de cima (o mais "baixo" é de 120 reais e esse seria reajustado, os que pagam 150 a sessão não teriam reajuste. O complicado é que consegui aumentar o preço das minhas sessões, mas os que atendo por esse preço não teriam um aumento, apenas os que atendo pelo valor mais baixo).
A situação é a seguinte: eu atendo bastante e preciso atender assim para poder fazer o negócio ser rentável. O que me faz pensar nesse modelo de negócios é o seguinte: poderia ganhar bem mais atendendo essa quantidade de pessoas ou ganhar o mesmo atendendo menos e tendo tempo para investir em mim. No entanto, conseguir tantos pacientes assim é realmente difícil, teria que investir em marketing, networking e ser paciente para que os resultados comecem a vir. Já estive nessa situação antes e foi muito difícil na época (foi o que me fez investir na franquia). A franquia me fez ganhar MUITA experiência clínica. A quantidade de casos que atendi me fez crescer muito profissionalmente, sou um terapeuta bem melhor se comparado ao início da franquia.
A franquia está completamente paga, não devo nada para a franqueadora, se quisesse sair era só acabar com o contrato (com alguns impedimentos, mas nada que me impeça de seguir exercendo o que faço e investir na minha carreira). Atuando como autônomo poderia cobrar valores diferentes sem me prender à faixa que eles definem, atender apenas online, possibilidade de ganhar melhor no longo prazo. No entanto, a franquia me dá estabilidade e certeza que vou ter pessoas para atender.
O que vocês acham?
Arriscar como autônomo com a possibilidade de ganhar mais no futuro (talvez me ferrar sem pacientes), poder investir em formação ao ter mais tempo, possibilidade de trabalhar apenas remoto ou seguir trabalhando muito, recebendo qualquer demanda, sem tempo para me formar, mas com a aagarantia que receberei pacientes para me manter relativamente estável.