Tive a sorte de conhecer o Bastter.com bem no início do momento em que decidi poupar dinheiro. Fiz tudo conforme aprendi no site e em poucos anos eu já havia acumulado patrimônio diversificado bem significativo.
Chegou um momento em que vendi tudo o que eu tinha para aquisição de uma casa, TUDO mesmo, inclusive a Reserva de Emergência.
A partir daquele instante eu perdi completamente a paz. Mesmo estando com um ótimo imóvel, não ter uma reserva me abalou psicologicamente, eu sentia ansiedade, imaginando que a qualquer momento algum problema poderia ocorrer e eu não teria dinheiro disponível para ajudar. Isso fez eu me afogar de trabalho, jornadas exaustivas, longe da família e amigos, para tentar ganhar mais para repôr a reserva. Depois de alguns meses minha saúde mental e física estavam péssimas. Após cerca de dois anos de muito desgaste, enfim consegui formar uma nova Reserva de Emergência, mas ainda estou longe do patrimônio diversificado que eu tive no passado.
Aprendi muitas coisas com esta experiência, mas destaco duas:
1 - Não Mexa na Reserva de Emergência, a não ser que seja para uma emergência.
2 - Pensar que já aprendemos tudo e que estamos indo bem é perigoso, a qualquer momento podemos tomar uma decisão errada.