Olá a todos,
Estou num dilema profissional que está acabando com a minha #PAS.
No final de janeiro deste ano, recebi uma boa oportunidade profissional que acabei aceitando após 16 meses desempregado devido à pandemia, que afetou fortemente o setor onde atuo, o qual está começando a se recuperar. Para a minha função, a empresa teve que investir um montante significativo para custear o treinamento necessário para o seu exercício, mas não incluiu no contrato de trabalho uma cláusula de permanência por um período determinado.
Porém, no final de fevereiro recebi o convite para participar de um processo seletivo da minha oportunidade dos sonhos, no qual fui bem-sucedido e devo começar em abril.
Assim, muito provavelmente minha atual empresa irá me cobrar o ressarcimento desse treinamento, reduzido proporcionalmente aos meses que trabalhei, mesmo sem a cláusula de permanência.
Marquei uma reunião com um advogado trabalhista, que inicialmente declarou que não há jurisprudência para essa cobrança se a cláusula não foi inserida no contrato, mas estou buscando informações e opiniões de outras pessoas que passaram por alguma situação semelhante para saber como melhor proceder.
Inicialmente pensei em abdicar das verbas rescisórias pedindo demissão dentro do período de experiência, que irá terminar em março. Mas se mesmo assim a empresa cobrar, tenho basicamente duas opções:
1. Pagar e focar na minha nova oportunidade dos sonhos, mesmo apesar do montante ser significativo em relação ao meu patrimônio atual, mas tendo em vista que minha nova remuneração será muito melhor e cobriria esse custo rapidamente.
2. Não pagar refutando que não havia a cláusula de permanência e ter que me defender na justiça, o que nunca precisei fazer.
Desde já, muito obrigado a todos!