Eu abro este tópico na área de FIIs e imóveis pois creio que aqui a informação chegará a um maior número de interessados. Este ano fizeram mudanças no programa IRPF 2022 e um amigo aqui do site chamou a atenção para algo. Fui verificar e constatei o seguinte:
- ao lançar do zero, os rendimentos na ficha Isentos e não tributáveis, você consegue incluir o CNPJ da fonte pagadora conforme está no BS. Fiz teste com o CBOP11 fonte pagadora CNPJ 61.809.182/0001-30.
- já quando você lança o FII em Bens e direitos e clica em lançar os rendimentos na ficha Isentos e não tributáveis, o campo abre já quase todo preenchido, faltando incluir apenas o valor. Só que o CNPJ que o programa apresenta é o do FII 17.144.039/0001-85. Diferente do que informa o BS. Não é possível mudar o CNPJ neste caso.
Não considero um problema. Ao meu ver, se o programa informa que a fonte pagadora é o próprio FII, sinal de que a Receita de certa forma disciplinou esta questão dos FIIs no programa IR, algo que nós vínhamos reclamando há algum tempo.
Verifiquei também que lançando do zero os rendimentos e incluindo o CNPJ da administradora, o programa não aponta pendência (ícone vermelho, que impede a gravação e envio da declaração) ou seja: os dois CNPJs são considerados certos. Problema: eu testei com apenas um fundo.
Considero que as duas formas estão corretas. O cuidado que deve ter quem lançar o CNPJ da administradora é verificar se em algum FII de sua carteira, o programa vai considerar como CNPJ errado e indicar pendência. No FII que testei, não indicou pendência.
@Giovanni @gustavo gostaria de saber a opinião de vocês.
Deixamos como está e para o ano que vem, mudamos os CNPJs das fontes pagadoras colocando os CNPJ do fundo ? Acho que mudar este ano fica muito em cima do prazo para entrega da declaração.