Pessoal,
Em 2020 fiz um consórcio imobiliário de 800 mil junto a um banco e neste mesmo ano ofertei um lance de 400 mil com recursos próprios e fui contemplado.
O tipo de consórcio permitia que eu utilizasse o valor da carta na modalidade "construção". Até o final de 2020 eu ainda não havia indicado ao banco o destino, então na declaração base 2020 eu lancei este consórcio com o valor do lance + as parcelas pagas no ano (total de 450 mil). Nesta ocasião, praticamente não houve alteração patrimonial porque o valor do lance que eu dei entrou no item "consórcio".
Em 2021 eu apresentei ao banco o projeto de construção e indiquei o terreno que já era meu, como aagarantia. Na ocasião o banco depositou na minha conta o valor total da carta de crédito (800 mil). Eu investi este montante e de acordo com a necessidade da obra, faço os resgates. Como a obra começou mais para o final de 2021, boa parte deste montante ainda estava investido em 31/12/2021 (cerca de 650 mil).
Para fazer a declaração deste ano recebi uma orientação genérica do banco dizendo para dar baixa no item "consórcio" (zerar) e criar um novo item com o código do bem adquirido transportando o valor que estava no item "consórcio" + as parcelas pagas ao longo de 2021 (450+80=530 mil). Como o "bem adquirido" é a construção, o entendimento é que devo criar um item "construção" nos bens e que os valores que eu gastei na obra em 2021 (cerca de 150 mil) não devem ser somados ao valor do bem, pois a origem do dinheiro é do próprio consórcio, correto?
Ao analisar minha evolução patrimonial de 2020 para 2021, ela não condiz com os rendimentos que eu tive porque houve essa entrada de recurso de 800 mil (valor da carta de crédito) depositada pelo banco, dos quais, 650 mil ainda estavam investidos em 31/12/2021, sem contar o valor herdado do item "consórcio" no total de 530 mil. Desta forma, na lista de bens uma parte do valor depositado pelo banco em 2021 e que foi investido está "duplicado" com o valor do lance que já estava lançado em "consórcio" desde 2020.
Na opinião de vocês, somente discriminar no campo texto do item "construção" o recebimento deste montante (um resumo desta história) seria o suficiente para justificar a evolução patrimonial ou eu teria que lançar alguma outra informação, como dívida ou algo assim?
Desde já, muito obrigado!