Bastterianos e @ThiagoDV,
Decidi começar uma segunda graduação, e vai ser na área de tecnologia. Conversei anteriormente em privado com o ThiagoDV, e decidi me profissionalizar como programador. Minha paixão com isso já é antiga, bem antes do boom recente de uns 3 anos para cá. Já programo minhas próprias rotinas para uso pessoal há alguns anos, sou engenheiro civil na minha primeira formação e trabalhei bastante tempo com cálculo e elaboração de projetos. Por conta disso aprendi a programar em AutoLISP (é tipo LISP, rs), depois em VB, depois peguei C# para implementar alguma coisa pra Windows, e por último SQL. Desenvolvi muita ferramenta própria minha para me ajudar automatizar meus projetos, organizações de pastas, cálculos que ficavam muito 'gambiarrentos' em planilhas de Excel eu transformei em ferramentas bem úteis utilizando programação.
Eu não sei nada sobre programação em WEB, mas já coloquei na cabeça que terei que estudar isso se quiser de fato entrar no mercado.
Sou 'meio que' autodidata quando se trata de estudar, aprendo bastante sozinho na frente do PC ou com um livro nas mãos. Já faz uns 2 meses que estou estudando sistematicamente em casa, já percorri muito assunto e estou bem empolgado em continuar a jornada. E senti vontade de formalizar essa nova jornada cursando uma graduação.
Pesquisei bastante e esbarrei numa encruzilhada de dois ramos...:
As graduações em Ciência da Computação ou Engenharia de Software?
A grade de Ciência da Computação me pareceu mais atrativa por ter mais conteúdo técnico, me dando uma base melhor (pelo menos foi a sensação que tive lendo as grades de várias universidades) em computação. Já Engenharia de Software também me pareceu atrativo por ter uma pegada bem focada naquilo que o nome do curso já diz, e também por ser exatamente a carreira que me interessa seguir.