Bastterianos e @ThiagoDV,
Decidi começar uma segunda graduação, e vai ser na área de tecnologia. Conversei anteriormente em privado com o ThiagoDV, e decidi me profissionalizar como programador. Minha paixão com isso já é antiga, bem antes do boom recente de uns 3 anos para cá. Já programo minhas próprias rotinas para uso pessoal há alguns anos, sou engenheiro civil na minha primeira formação e trabalhei bastante tempo com cálculo e elaboração de projetos. Por conta disso aprendi a programar em AutoLISP (é tipo LISP, rs), depois em VB, depois peguei C# para implementar alguma coisa pra Windows, e por último SQL. Desenvolvi muita ferramenta própria minha para me ajudar automatizar meus projetos, organizações de pastas, cálculos que ficavam muito 'gambiarrentos' em planilhas de Excel eu transformei em ferramentas bem úteis utilizando programação.
Eu não sei nada sobre programação em WEB, mas já coloquei na cabeça que terei que estudar isso se quiser de fato entrar no mercado.
Sou 'meio que' autodidata quando se trata de estudar, aprendo bastante sozinho na frente do PC ou com um livro nas mãos. Já faz uns 2 meses que estou estudando sistematicamente em casa, já percorri muito assunto e estou bem empolgado em continuar a jornada. E senti vontade de formalizar essa nova jornada cursando uma graduação.
Pesquisei bastante e esbarrei numa encruzilhada de dois ramos...:
As graduações em Ciência da Computação ou Engenharia de Software?
A grade de Ciência da Computação me pareceu mais atrativa por ter mais conteúdo técnico, me dando uma base melhor (pelo menos foi a sensação que tive lendo as grades de várias universidades) em computação. Já Engenharia de Software também me pareceu atrativo por ter uma pegada bem focada naquilo que o nome do curso já diz, e também por ser exatamente a carreira que me interessa seguir.
O problema é o seguinte: conversei com um amigo de longas datas, é um engenheiro de software bem casca grossa, já trabalhou na Microsoft, GoDaddy, HP e hoje está na Apple dos States, quase 20 anos nas costas de bagagem e ele me disse o seguinte, bem curto e grosso e bem objetivo: "faça Ciência da Computação e esqueça o resto! Ciência da Computação é o único curso que é reconhecido internacionalmente em qualquer país, as outras graduações em tecnologia daí são invenções brasileiras que não existem aqui pelo menos (nos states), os DEVS brasileiros que eu conheço e trabalham aqui são todos cientistas da computação..."
Colegas da área sem querer julgar o meu amigo - é uma pessoa bem respeitosa e posso já antecipar que ele não falou isso em tom de arrowgansa - mas eu gostaria de entender um pouco melhor... faz sentido isso que ele falou? Se eu optar em cursar a graduação em Engenharia de Software, não terá validade em outro país caso eu queira trabalhar fora, por exemplo?
Grato meus caríssimos colegas!
Um bom restinho de domingo.