Data original: 21/03/2022
Sempre me achei fora de série. Achava que iria ficar rico antes dos 25 anos.
Sempre repeti essas baboseiras de "você nunca vai ficar rico sendo funcionário", "faculdade não serve pra nada", "funcionário público não trabalha e com isso vc nunca vai ficar rico".
O fato é, na minha última tentativa de empreender, depois de ter falhado com outros 2 CNPJ, em 3 meses a empresa começou a dar lucro. Começou a crescer e a crescer muito rápido, no terceiro mês de empresa eu já estava faturando metade do meu salário anual e é claro, eu fiquei deslumbrado....
Na roda de amigos só dava eu falando de como meu negócio era foda, como eu trabalhava pouco nele e ganhava muiito(ecommerce), e que eu ia me aposentar antes dos 40, e mais ego ego ego... Abria o aplicativo do ERP e mostrava pros meus pais o meu faturamento, mandava print nos grupos de amigos da escola, aqueles que ficavam sonhando e fazendo planos de ficar rico fácil.
Acontece que mais de 80% do meu faturamento vinha de um úncio produto, e depois de 7 meses de empresa o mercado livre decidiu bloquear o meu produto porque o representante oficial da china entrou no site, resumindo, quebrei.
Talvez se eu tivesse focado mais na empresa e menos em parecer bem sucedido para os outros eu teria enchergado antes que corria um risco altíssimo tendo o faturamento todo em um único produto, fiquei mais preocupado em parecer o fora de série do que tocar o empreendimento.
Ficam as lições:
- Empresa que dá lucro com menos de 5 anos de existência não significa nada, principalmente se for um pequeno negócio.
- Humildade sempre, trabalhar calado e focado, de preferência quanto menos as pessoas souberem que vc está dando certo, melhor.
Nem preciso dizer que tive que engolir o ego e aguentar todo mundo perguntar depois, "e a empresa lá mano, já ficou rico?".
Hoje estou eu, CLT, fazendo faculdade(comecei ano passado), e nem achando tanto uma má ideia assim fazer um concurso público rsrs. Existe um marketing absurdo dentro do empreendedorismo, todo mundo fala como se fosse um mar de rosas, como se fosse apenas largar o seu emprego que tudo vai dar certo, muita gente ainda vai se ferrar fazendo isso, infelizmente...
Esse ano vou fazer 29, não desisti de empreender ainda, mas da próxima vou ir com mais preparo e mais humildade, quem sabe assim eu tenha alguma chance...
Desculpem o textão mas sei lá, as vezes essa minha experiência possa ajudar alguém a não ir por esse caminho da soberba rsrs, humildade sempre!