Há muito tempo tenho lido o @Bastter falando sobre criar, que o que importa é criar sempre e etc.
Confesso que por mais sentido que isso sempre tenha feito, eu não havia absorvido a ideia em sua totalidade.
Recentemente, por tentativas próprias de criação, o conceito se tornou cristalino pra mim, e por isso gostaria de compartilhar.
Sei que nem todos são burros como eu, e para esses não há nada de novo aqui, mas como alguns devem ser, vale a pena postar.
O que me veio a mente é uma vida toda de pessoas reclamando do sucesso de outras. Eu cresci vendo e creio que isso não vai mudar. Qual é a reclamação mais comum das pessoas que ainda não entenderam isso? "Fulano fez aquela música de merda e está rico". Ou, "esse cara ganha milhões pra chutar uma bola".
Todos aqui já se depararam com algum comentário assim.
E eu cheguei à conclusão de que quem mais tende a continuar na corrida dos ratos é quem não cria nada de novo. E se você parar pra pensar, faz todo o sentido.
"Quem só repete vai passar fome", ou algo assim dito aqui é um conselho que vale mais do que ouro.
Não importa se é uma música que você considere lixo (mas que cai no gosto de milhões), ou um novo produto, uma nova forma de vender, de construir, uma nova receita de pão de queijo, um jeito novo de abordar investimentos, de vender livros ou de movimentar carros, não interessa, quem cria nesse mundo é que vai se destacar.
O repetidor até pode ficar bem por um tempo, mas dificilmente ele vai ser o novo removido, e é natural que seja assim. As pessoas estão ávidas por criação. Novidades que mudam a forma de fazer as coisas ou que tragam entretenimento, sempre terão um publico pronto para consumí-las.
Óbvio que quando você cria algo realmente notável, aí então é que você é elevado a um nível quase divino como criador. O mundo nunca vai esquecer Beethoven (e Pink Floyd

), um Tolkien, um Steve Jobs, e outros gênios criadores que em seus campos de atuação atingiram a excelência.
Mas o que é interessante é que mesmo que você não se torne um desses criadores sensacionais, você ainda assim tem espaço para criar em menor nível todos os dias, seja lá com o que trabalhe, não importa. O que interessa é que da próxima vez em que pensar em reclamar de diferenças de reconhecimento, de fortunas e fama, pense no quanto está criando. Você até pode criar algo incrível e não dar em nada, mas não vale usar exemplos de exceção. A regra no mundo ao meu ver ainda é que criadores sempre estarão em uma outra situação, e o fator financeiro talvez seja apenas o mais evidente disso, mas não é o único.