Bom dia, @Gustavo , ao visualizar a parte de Imposto de Renda do BS, Ano-Calendário 2021, na aba "Bens e Direitos", lá embaixo na seção "GRUPO 99 - CÓDIGO 07: JSCP creditado, mas não pago
(créditos em trânsito)", estão aparecendo para mim 4 linhas referentes a "Créditos a receber de PJ - JCP de ITAU UNIBANCO HOLDING S.A. - CNPJ: 60.872.504/0001-23" com valores inconsistentes, de acordo com o esquema abaixo (valores trocados por letras):
2020 2021
linha ITAU x z
linha ITAU y z
linha ITAU x w
linha ITAU y w
Ao verificar no informe de rendimentos, notei que o valor esperado no BS deveria ser o seguinte:
2020 2021
linha ITAU x+y z+w
Ou seja, caso eu some os valores únicos das colunas do BS (x e y; z e w), eu chego no valor correto. Eu já verifiquei todos os lançamentos de ITUB3 e ITUB4 (comprei antes de conhecer a bastter.com, então era mais burro que hoje) e não encontrei lançamentos errados. A coisa mais "diferente" que tenho nos lançamentos dos dois ativos é aquela venda total no dia 29/09/2021, marcada para ser ignorada no BS, seguida pela compra com valor ajustado no dia 30/09/2021, de acordo com uma das opções do FAQ do "Rolo com a XP". Pedi para um amigo verificar o BS dele e ele não encontrou esse problema, no entanto ele só tem ITUB3, então acho que o problema pode estar relacionado com o ITUB4.
Com o informe de rendimentos do ITAU, eu consigo fazer minha declaração, mas caso eu realmente não tenha feito besteira nos lançamentos, imagino que isso possa ocorrer com outras pessoas. Você poderia verificar esse ponto no BastterSystem, por favor?