Olá a todos!
Quero deixar registrado aqui meu agradecimento a toda comunidade e a importância dos não assinantes ter acesso ao material básico.
Se prepara que vem textão!
Minha vida toda sempre foi ser Zé continha. Sempre fui disciplinado e juntar dinheiro fazia sentido na minha vida para conquistar meus objetivos como casar e comprar uma casa. Sou assalariado e ganho a média na minha profissão.
2016 – Casei e financiei 50% do valor de uma casa. Todo o dinheiro juntado foi embora. Comecei a pagar uma fortuna de juros (2/3 da fatura era juros) e me sentia triste pois a amortização no financiamento era mínima.
2018 - Decidi que iria entender como funcionava a bolsa de valores para fazer renda extra, pagar o financiamento e ficar rico!
Fui para o Youtube e comecei a ser influenciado por muita gente. Sou grato a eles pois aprendi muitas abordagens teóricas, mesmo que aplicadas de forma incorreta e algumas besteiras. Eu comprava e vendia... fazia merreca, mas o pior era controlar a emoção e perder tempo acompanhando cotação. Comecei a estudar gráficos, mas nunca tive coragem de praticar trader. Nunca adquiri cursos, sou zé continha raiz e não poderia comprar nada muito caro pois queria juntar dinheiro novamente.
Eu e esposa começamos a fazer renda extra com mkt digital (no início fazíamos 300 reais)
2019 – Me qualifiquei com pós-graduação para aumentar meu salário (deu certo!).
Durante a pós graduação conheci um colega, conversávamos sobre os podcasts de finanças e um dia ele perguntou se eu já fui esculachado pelo Bastter. Foi quando comecei a conhecer a comunidade e me cadastrei e li o roteiro do iniciante.
Pronto... nesse exato momento a ficha caiu, a chave girou, a porta se abriu e me vi como uma pessoa que não era nem ser humano. Simmmmmmm!!!!! Eu descobri que sou burro assim mesmo e não fazia essas coisas de sacanagem!
Eu e a esposa decidimos fazer a reserva de emergência e pagar o financiamento o mais rápido possível. Juntar férias, 13º e qualquer tipo de renda. Ela aceitou o desafio e nos sacrificamos (de forma saudável e tbm continuar sem carro) por um bem maior. Decidimos manter a carteira de ações e somente parar de investir.
2020 – O negócio digital começou a fluir durante a pandemia e a renda extra começou a pagar nosso financiamento e ainda permitia amortizar o saldo devedor. Hoje virou um CNPJ e a esposa trabalha em casa na área que era a nossa renda extra.
2021 – Quitamos o financiamento, estruturamos a Reserva de emergência para 1 ano.
O filho chegou para nos dar alegria e noites mal dormidas.
2022 – Fiz meu primeiro investimento para educação financeira consciente. Assinei a Bastter.com e hoje terminei de escrever este depoimento. Estou no tratamento para me livra da mente Zé continha (Foram anos contando moedas!

Ingressei em uma nova faculdade totalmente diferente da minha atual área profissional. É uma estratégia da família para sair das grandes cidades e seguir a vida no interior.
Seguimos felizes com muitos ativos porcarias na carteira, mas agora vamos voltar a investir em boas ações na busca de diversificar e deixar o "aporte X tempo" fazer o trabalho dele.
Obrigado a todos! Sempre lia os assuntos abertos para os não assinantes e ouvia os Bodes no Spotify e com isso eu crescia e sabia que estava no caminho certo.