Uma das partes mais difíceis do trabalho de escrever um livro está na pesquisa. Para que algo realmente interessante e crível seja escrito, você precisa entender razoavelmente aquilo que está escrevendo. Essa é a diferença entre as ficções toscas que viram piada e aquelas que lhe fazem pensar, imaginar, e que eventualmente podem até ser a faísca de ideia para a criação de uma nova tecnologia ou solução.
No meu caso específico, estou tendo que aprender sobre o funcionamento das conexões neurais, principalmente nas questões que envolvem a formação de memória. O interessante desse processo é que mesmo que eu não consiga fazer nada notável com esse conhecimento, já estou aprendendo algo que pra mim era um mistério e tem feito diferença na forma de enxergar certos aspectos da vida.
Para essa postagem em específico, eu gostaria de chamar a atenção para o processo de formação de memórias de longa duração.
A ideia é que se você realmente quiser aprender algo novo, adquirir uma nova habilidade, algo que seja complexo, você não tem como escapar do processo de transformar memórias de curta duração em memórias de longa duração. Esse processo é chamado de Long Term Potentiation, ou LTP.
Quando novas memórias são formadas no seu hipocampo, são todas a princípio de curta duração, que vão durar algumas horas, talvez uns dias, mas que fatalmente serão esquecidas caso o processo de LTP não ocorra. E como ele ocorre? Não há outra maneira senão o estímulo repetitivo.
Aprender coisas novas requer esforço, e muitas vezes nos sentimos cansados com isso. E esse cansaço não é só uma impressão, é real, porque de fato consome muita energia.
E sendo assim, aprender algo novo significa realizar mudanças físicas no seu cérebro. Novas sinapses são criadas ao ser exposto a novas informações, e somente a exposição repetida a essas informações tem o poder de reforçar essas sinapses de uma forma que você consiga lembrar dessas informações de uma forma rápida e duradoura.