Mesmo sem postar por aqui por pouco mais de 1 ano continuava acompanhando os vídeos e lives quando possível, mas no meio do ano passado resolvi focar na carreira e o resultado não poderia ter sido melhor.
Quero começar esse post agradecendo ao @Bastter e toda a comunidade por onde sempre aprendi muito, desde 2018 venho aprendendo muito por aqui, sou muito grato a todos, que por uma forma ou outra me ajudaram a evoluir como pesssoa e também como profissional.
Talvez soe um pouco como LEGO falar de mim mesmo mas a intenção é somente ajudar quem também é programador ou mesmo quem não é mas tem intenção de ser um dia, quem sabe esse post dê uma injeção de motivação.
Sempre ouvia o Bastter comentando que esse negócio de mercado não existe, e que se um dia quisermos ter chance precisamos investir em nossa carreira, em nós mesmos, pra poder aportar mais e ajudar mais pessoas ao nosso redor, e com isso em mente no meio de 2021 decidi que buscaria minha vaga remota em empresa do exterior.
Comecei com as primeiras rejeições, identificando meus erros, montando um roteiro para passar na entrevista não técnica e na técnica, e fui estudando esse roteiro e melhorando dia após dia.
Foram 5 meses intensos, entre Agosto e Janeiro deste ano, inclusive fazendo entrevistas na semana do Natal e do Ano Novo, passando por entre 20 e 25 entrevistas, diversos testes técnicos, várias rejeições (empresas que nem sequer me respondiam), investimento em professora particular de inglês, porque apesar de já ter um inglês decente já há um bom tempo mesmo sem nunca ter entrado numa escola, notei que cometia erros básicos que me atrapalhavam nas entrevistas, como conjugar verbo no tempo certo por exemplo, erros primários de quem nunca fez curso de inglês na vida.
O resumo é que após 5 meses de muita luta, aplicando pra muitas vagas, em Fevereiro deste ano eu finalmente fui aprovado para trabalhar remotamente para uma startup próxima ao Vale do Silício, na California, EUA.
Foi melhor do que eu jamais imaginei, com um salário muito bom que eu nunca teria em empresa nenhuma do Brasil e com benefícios excelentes, incluindo stock options caso um dia a startup cresça muito (inclusive preciso ver essa questão com um advogado em outro momento).
Não senti muito a exigência do inglês, os americanos sabem que você já não é nativo e está se esforçando pra falar uma segunda língua e não exigem inglês perfeito de você, apenas o básico pra entender o que você fala.
Agora é lutar pra continuar dando o melhor no emprego dia após dia e ir galgando mais vitórias no longo prazo. Mas investir em você mesmo é algo que se paga, tenho certeza disso.
Se você sonha em um dia trabalhar remotamente com programação para uma empresa do exterior saiba que é menos sonho do que você imagina, mas claro, precisa se dedicar.
Só pra dar um contexto, sou programador já com mais de 10 anos de experiência aqui do Brasil e trabalho com a linguagem C# e .NET, mas vejo muitas vagas para Java e Python também.
Não existem só vagas para níveis Pleno e Senior, de fato é mais complicado achar mas você encontra vagas para Junior com 1 ou 2 anos de xp pelo menos.