Esse tópico é só food for thought mesmo.
O que é qualidade de vida para os propósitos desse tópico: Hábitos saudáveis.
O que são hábitos saudáveis?
Sono e rotina de sono saudáveis (durante a noite e em torno de 8h);
Alimentação saudável;
Prática de esportes;
Bom círculo de amizades;
Rotina organizada, ou seja, não tem 1 coisa ocupando a vida inteira da pessoa.
Sem drogas.
Eu falo o mínimo possível dos meus pacientes, então, eu não vou dar exemplos bem detalhados...
Em média, qualquer mudança significativa na sua vida demora uns 6 meses para acomodar. Tanto faz se o caso é complexo ou simples, adoecimento grave ou mudanças mais simples. Demora em média 6 meses para a mudança acomodar.
Em média, considerando todas as pessoas e condições do mundo.
Olhando para o individual EU, só EU e EU SOZINHO, DA MINHA EXPERIÊCIA PESSOAL (e tem vários artigos que corroboram isso, mas aqui eu estou falando só da MINHA EXPERIÊNCIA)...
A qualidade de vida da pessoa é o maior responsável por facilitar, ajudar e inclusive determinar a melhora de um paciente. Muitas vezes é muito mais importante que a terapia em si.
Em vários casos que pessoas tem qualidade de vida boa, eu só preciso dar o norte e a pessoa segue sozinha. A primeira sessão eu sempre faço em orientações gerais do problema da pessoa e dar os caminhos. Quem tem qualidade de vida boa, geralmente só precisa dessa sessão.
Depois de 2 meses eles me mandam mensagem agradecendo.
2 meses para resolver problemas complexos ou de risco.
Pessoas normais: 6 meses.
Pessoas com hábitos de risco: +1 ano. E demora tanto pq precisa de vários meses para "instalar" os hábitos saudáveis que estruturam a mudança.
Manter-se na zona saudável facilita absolutamente tudo que pode acontecer na sua vida.
Os que insistem que são maiores que a realidade...
Quem bebe e, contra todas as evidências, insiste que álcool é saudável (não significa que deva ou não beber, cada um faz o que quiser).
Quem acha que brigar é uma forma de comunicação razoável.
Quem insiste que dormir 2h da manhã é ok.
Tempo da mudança: +2anos