Tava ouvindo @Bastter e @Mille falando sobre cleitonildos que tão carregados em RV e sardinhagem, pensando que já conhecem a filosofia e são cascudos de bolsa, por isso não vão panicar e vender no fundo.
Em paralelo, comecei a ler o livro de um cara do mercado que pegou as principais quedas do Brasil nos últimos 50 anos, relatando baixas estratosféricas e preço de ação virando pó. Me dei conta de que, em certa medida, eu mesmo sou um desses que entrou na bolsa em 2019 e acha que já pegou queda e tem estômago.
Isso me levou a querer olhar o gráfico do nosso principal índice nos últimos 5 anos, desconfiando que a bolsa ainda não caiu de verdade. Eis o print:
[EDITADO POR CONTER POLÍTICA]
Ver maisA grande questão é que nesse meio tempo a gente teve pandemia, o possível começo da terceira guerra mundial e o quadro fiscal e monetário brasileiro se deteriorando MUITO. Como o chefe fala, previsão do futuro não existe e nem eu nem ninguém sabe o que vai acontecer. O meu ponto é que desde 2019 a economia global piorou um bocado, a brasileira piorou 1000x mais e a bolsa brasileira ainda tá no mesmo patamar de antes disso.
[EDITADO POR CONTER BUCHETTI DE PRECISÃO]
Moral da história:
Ou a gente deixa arrância de lado e ouve os conselhos aqui de operar pequeno, diversificar, ter uma porção razoável de RF, sair do mercado, não olhar cotação etc. ou vamos todos vender no fundo e vai faltar bunda pra tanto ferro.
Ps.: todos os dados foram consultados hoje. A fonte do ibovespa é googel finance e do IPCA é a calculadora do BC.