16 Esposa é dependente no meu plano de saúde, mas queremos declarar em separado. comentada em 25/05/2024 10:53 Imposto de Renda HUMANO em 11/05/22 18:54 comentada em 25/05/2024 10:53 Olá Pessoal!Acabei de me deparar com esta dúvida após o envio da declaração e gostaria da opinião do fórum. Ano passado minha esposa trabalhou. Devido a isto não compensou coloca-la como dependente este ano. Pois eu iria pagar o dobro de imposto residual. Porém na declaração de despesas médicas do plano de saúde, disponibilizado pela empresa onde trabalho, ela consta como dependente. Eu declarei sem os custos elencados no CPF dela.Perguntas: 1 - Ela PODE declarar a parte dela e deduzir estas despesas no CPF dela? 2 - Eu devo retificar a declaração ou fiz o correto?Eu pesquisei agora a pouco estas fontes, mas não sei se ainda está valendo:Meu marido é dependente no meu plano de saúde mas declaramos em separado. Como deduzir? - Imposto de Renda - UOL EconomiaMarido Paga Plano de Saúde Posso Lançar no Meu IR?