Prestei serviços em um escritório de advocacia por menos de 1 ano. Nesse período tive que contribuir ao INSS como "contribuinte individual".
De 2020 até agora, dediquei-me aos estudos (primeiro acadêmicos e de uns meses para cá voltados a concurso) e não prestei serviço algum a ninguém*. Também não contribuí ao INSS.
Agora preciso apresentar o tal "extrato previdenciário" para seguir num concurso. A falta de contribuições pode ser prejudicial?
Seguem abaixo prints dos documentos que consegui pelo meu.inss

------------------------------------------------------------------

Algum motivo óbvio para os valores pagos em mai/jun/jul/ago/set/out 2019 não aparecerem nos "valores consolidados por ano civil"?
Primeiro pensei que a explicação estivesse no "Recebimento abaixo do valor mínimo" que aparece ali no quadro Legenda, mas não deve ser: só no mês de maio de 2019 o valor que aparece em remuneração ficou abaixo dos valores de nov/dez/jan/fev/mar/abr... Pode ter acontecido de a contribuição não ter sido paga nos meses que faltam (circulados em vermelho)?
*complicador: não prestei serviço algum de forma direta. Na área do Direito, alguns concursos exigem prática jurídica por tempo mínimo, e um dos jeitos de comprová-la é atuando em processos judiciais. Em parceria com um amigo de faculdade, pratiquei alguns atos processuais em processos de clientes dele - jamais aceitei receber por isso, mas provavelmente o INSS não se importa com a minha falta de remuneração...
Enfim, acredito que eu devesse ter contribuído como "contribuinte individual" durante todo o ano de 2020, 2021 e 2022.
Alguém já viveu algo parecido e/ou sabe informar se a falta dos pagamentos pode acarretar problemas?
Na hipótese de ter que pagar os atrasados, tenho como resolver tudo pela internet e regularizar a situação em poucos dias? Não quero ir na agência, vai que tiram uma foto minha para pendurar na parede dos sonegadores?