3 ChatPsi hj (21/05) 12h: Estafa (burnout) e pq HCAOCs "funcionam" comentada em 21/05/2022 12:01 Assuntos Gerais Paulo em 21/05/22 9:43 comentada em 21/05/2022 12:01 Nessa semana eu fiz um post com o modelo de 12 estágios do burnout do Freundeberger:Hoje o entendimento de burnout/estafa é um pouco mais amplo do que isso, mas é uma ótima metáfora sobre o processo de adoecimento psicológico. Sobre como participamos ativamente ao tomarmos certos tipos de decisão em relação ao que acontece na nossa vida.Contrário a percepção geral, que geralmente coloca o adoecimento ou dificuldades como falta de qualidades pessoais ou incapacidades.No chat de hoje eu vou usar essa metáfora como guia para "demonstrar" a evolução do adoecimento psicológico e como os HCAOCs/youtubers/arraste para cima predam na dificuldade das pessoas perceberem o processo, e acabam incentivando estratégias que servem para manter a pessoa rodando que:e as vezes dá certo por motivo nenhumou,aprofundam as pessoas em cada um dos passos, aumentando o risco de adoecimento grave.Ps: Isso não é um post sobre HCAOCs. Se alguém se sentir pessoalmente ofendido, sinta-se livre para participar e fazer parte da conversa e no melhor do meu entendimento eu tento explicar o que estou dizendo.