Estou assinante da Bastter a alguns anos (entre o seix e o douze), foi aqui que aprendi e continuo aprendendo lições para me proteger da minha própria burrice. O conteúdo aqui é sem igual e curto o estilo sincero dessa comunidade.
Mas vamos ao meu “drama” com imóveis.
Antes de conhecer a Bastter, em 2010 eu comprei um apt na planta em São Cristovão no Rio de Janeiro (hoje sei que é burrice, guarde sua voadora para o final) mas apesar do erro, recebi o apartamento em 2012 e quitei ele a vista quando foi entregue diminuindo o estrago da burrice. Morei nele com minha esposa e tivemos uma filha, por volta de 2014 decidimos que aquele apartamento não atenderia mais a família.
Nós mudamos para Botafogo, um bairro melhor porém pagando aluguel. Ao invés de vender o imóvel qual sou proprietário fui guiado pela voz do Bastter na minha cabeça. - “Património, não se vende, patrimônio de acumula”. Decidi colocar ele para alugar, ele foi alugado rapidamente pois estava bem cuidado, e sempre se manteve alugado.
Curtimos o local (Botafogo) para onde nos mudamos, tivemos outra filha até que decidimos que seria legal comprar um novo imóvel neste local onde já vivíamos de aluguel, poderíamos fazer reforma e deixar a casa do nosso jeito. Foi então que em 2016 compramos um apartamento neste local, onde achei que iríamos morar neste novo apartamento por uns 10 anos pelo menos.
Inicialmente eu financiei o imóvel, na época aqui na Bastter se dizia que a única dívida aceitável era a da compra de um imóvel, eu já tinha acumulado um valor suficiente para quitar, e acabei na verdade quitando o imóvel em 11 meses, pois fui vendendo tudo o que eu tinha de investimentos para se livrar da dívida.
Então cheguei em 2017 com 2 aptos quitados, morando em 1 sendo locador em outro e com minha reserva de emergência. Sem dívidas recomecei a acumular investimentos fora os imóveis. Eu nunca comprei nenhum imóvel com pensamento de investimento, sempre foi inicialmente com a ideia de utilizar o imóvel.
Em 2019 meu pai faleceu, ele morava em uma casa que construímos em Búzios, eu fiz reformas na casa e tenho alugado ela pelo Airbnb, ela pelo menos hoje em dia banca seus próprios custos, mas me toma algum tempo administrando problemas normais de casa de praia (infiltrações, problemas com vizinhos, caseiro e etc…).
Neste momento eu passai a administrar 3 imóveis (1 apt em são Cristovão, 1 casa em Búzios e o apt nosso em que moramos em Botafogo).
Até aqui tudo ok… quando a vida decide por outro caminho, nesse período citado minha esposa se dedicava praticamente integralmente a família e a formação dela, então boa parte dessa administração era ela que cuidava.
Ocorre que agora minha minha esposa é professora e faz 3 anos que trabalha em uma escola bacana que é longe do trabalho (moramos em Botafogo e escola é na Barra) minhas filhas tem bolsa por serem filhas de professor. A rotina foi ficando insuportável (todo dia ida e volta Botafogo/Barra com crianças) e me vi “obrigado” a procurar um apartamento próximo ao trabalho dela.
Agora em 2022 acabamos nos decidindo por voltar para o aluguel em um apto próximo ao trabalho e escola das crianças, lá vamos nós para Barra.
Situação atual: Estou indo morar na barra de aluguel. Temos 1 apto em São Cristóvão, 1 apto em Botafogo e 1 casa de praia para administrar.
O imóvel de São Cristóvão nosso primeiro imóvel agora em 2022 já não está tão bem cuidado como quando deixamos ele, os móveis planejados envelheceram. Os aparelhos de ar condicionados precisam ser trocados além de outras necessidades. Achei aqui na Bastter, no FAQ algumas dicas valiosas sobre investimento em imóvel, lições do tipo “faça sempre reformas”, “não deixe seu imóvel depreciar” e estou seguindo o FAQ, terminando uma reforma nele.
Terei que fazer algo parecido no apartamento de Botafogo, uma reforma para colocar ele para alugar.
Eu DETESTO obra e administrar isso tudo está acabando com minha PAS.
Agora são 3 imóveis que eu não resido para administrar. A casa de praia só aluga em modelo temporada o que dá mais trabalho e esta não tenho opção de vender pois tem um valor sentimental é quase um museu da nossa famiília, parte dela pertencem a meus irmãos e nem registro de verdade ela tem.
Tenho pensando muito em vender os apts ou um deles para eu poder focar, mas fico puto de ver o quanto eu teria que pagar de impostos e corretagem. Ainda mais somado ao fato que não declarei as inúmeras reformas e melhorias nos imóveis que fiz (burrice pq não entendia sobre investimento em imóvel).
Porém também pago um caramba de imposto pelos aluguéis e principalmente com meu tempo sempre tendo que fazer uma reforma ou administrando algum problema com imóvel. Sempre tive FIIs e acho muito mais tranquilo como investimento.
Meu “white people problems” agora são:
1) Vendo os apts e aceito que não tenho controle sobre vamos morar pois quem decide isso é a carreira da minha esposa já que ela que é professora e as crianças sempre terão bolsa nas escolas que ela trabalhar. Logo morar de aluguel dá essa flexibilidade.
2) Aceito que os apartamentos que comprei inicialmente para morar se transformaram em imóveis de investimento e assumo o trabalho de reformas e administração quando necessário. O que me irrita.
Eu sei que só eu posso decidir que estou “reclamando a toa”, mas na verdade isso é desabafo, desejando opiniões externas. Na real só estou cansado de lidar com reformas, inquilinos, administradores de imóvel, imposto e tudo que está ligado a administração de imóvel.
Não tenho necessidade financeira de vender os imóveis, eu tenho uma empresa bem sucedida com mais de 20 anos que me da boa condições de vida, tenho reserva de valor e investimentos em RF, FII e Ações feitos através dos ensinamentos da Filosofia Bastter.
Se eu puder compartilhar uma lição nisso tudo é que nunca compre um imóvel achando que você vai ficar morando lá pelo resto da vida, se você tem família ela pode te conduzir para outro lugar e todas as obras, reformas e planejamento que você fez vão por água abaixo. Administrar imóvel é bem mais trabalhoso que seguir a Filosofia Bastter com ativos do mercado financeiro.
Se eu pudesse ter voltado atrás teria morado SEMPRE de aluguel, provavelmente meu patrimônio seria bem maior hoje. Mas não tenho arrependimentos, não tenho como ter certeza de nada pq é possível que minha burrice me conduzisse para mais giros apesar de todo arsenal anti-burrice que a Bastter me oferece.
Agora sim, textão terminando estou pronto para ser humilhado pelas voadoras e lições que preciso reforçar.
Bom final de semana a todos vocês.