Cheguei aqui em 2016 , eu tinha 30 anos e já era casado , sempre fui um cara que poupou e nunca fiz dívidas , quando casei morei de aluguel durante um tempo e após uns 4 anos conseguimos comprar nosso imóvel a vista.
Temos uma pequena empresa familiar e minha esposa é funcionária pública , ela consegue manter todas nossas despesas pessoais , como ela não tem interesse em investir, deixou eu incumbido para realizar os investimentos , com isso consigo aportar praticamente todos os meus rendimentos mensalmente.
Nesses 6 anos na Bastter já me questionei diversas vezes se realmente estou no caminho certo, a parte mais difícil é continuar aportando ao longo do tempo e muitas vezes você vai aportar e olha que seu capital diminuiu, no outro mês você vai lá e diminui mais , confesso que nos primeiros anos eu olhava praticamente diariamente o BS , aos poucos fui estudando e com o passar do tempo este tipo de atitude foi sendo cada vez menos rotineira.
Acho que o erro de todos nós , no início dos investimentos é querer conversar outras pessoas sobre isso , já cometi este erro também e isso que mais gerava dúvidas , pois quando está tudo indo bem ninguém toca no assunto, basta a bolsa começar a cair que vêm alguém tirar um sarro e falar pra você investir em outra coisa , abrir um negócio , construir , entre outras coisas. ( Este tipo de conversa não tenho mais com ninguém exceto minha esposa e meu pai ).
Outro ponte complicado é você ficar se questionando na sua cabeça , será que estou agindo certo , será que se eu investisse investindo em imóveis não estaria melhor , a cada questionamento eu vinha aqui na Bastter e estudava mais , buscava referências e continuava o plano.
Pois bem, 6 anos se passaram , atualmente a renda passiva gerada já equivale ao rendimento da minha esposa como funcionária pública, e já consigo pagar todos nossos gastos mensais se necessário, ela já até se animou nos últimos anos que começou aportar também um pouco e com os rendimentos já consegue pagar algumas despesas...rsrs.
Só vim aqui fazer este relato pois o momento que estamos vivendo para muitos que estão começando é difícil , é dolorido você aportar e nos outro mês ver que o seu aporte sumiu e assim muitas vezes vai acontecer várias vezes , mas siga firme , continue estudando , o foco deve estar em outro lugar , como aumentar seu ganho e aportar cada vez mais em ativos de valor , vou mostrar abaixo o gráfico de rendimento e aportes anualmente.
Obrigado Bastter e a toda comunidade pra me ajudar nesta trajetória muitas vezes solitária.
Anexo I Proventos

Anexo II Aportes
Ver maisVer maisVer mais