Quando tudo parece péssimo e que só vai piorar para sempre, aí é que as coisas começam a melhorar.
Quando tudo parece ótimo e que tudo vai melhorar para sempre, aí é que as coisas começam a piorar.
Há um indice que mede o humor do consumidor em relação ao presente e o futuro, o Indice de Confiança do Consumidor, elaborado pela Fecomercio.
"O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras."
Há dados do índice desde os anos 90, de forma que é possível ver o que acontece com o humor dos consumidores e investidores na bolsa ao longo do tempo.
Abaixo é possível visualizar o humor de consumidores e investidores nas baixas de 2002 e 2016, nas mínimas históricas, em vermelho.
E o humor dos investidores e consumidores nas máximas históricas em 2007/2008 e 2011/2012 em verde.
Ver mais
Ainda que em um momento de baixa histórica você racionalmente entenda o momento, emocionalmente provavelmente você vai sofrer como todos a sua volta. Vc irá ao supermercado e ver que tudo aumentou enquanto sua renda não, por meses/anos a fio. Nada parece que irá melhorar nunca.
Nas altas, tudo parece que será maravilhoso para sempre, prosperidade eterna, todos eufóricos a sua volta, sua renda parece que só sobe, seu poder de compra também, mas é ai que tudo pode mudar...
Mas quem se lembrará? A razão sempre estará inebriada pela emoção interior e de todos à nossa volta.