Na minha adolescência, minha família morava de aluguel em uma casa que ficava no terreno de um conhecido da família.
Era o melhor negócio possível pros locadores: Tinham financiado um terreno com duas casas por 1000 reais (valores fictícios) por mês em muitos anos, a perder de vista. Alugaram pra nós uma das casas por quase 900 reais e moravam na casa maior. Era literalmente o inquilino pagando o financiamento! Melhor negócio, impossível
Com os anos de convivência se passando, fomos ficando mais e mais próximos, os conhecidos agora eram amigos, quase família...
As crianças conviviam juntas; As mães eram praticamente melhores amigas; O chefe da família dos locadores começou a me ensinar fundamentos da profissão de fotógrafo e photoshop pra ser uma espécie de braço direito dele, eu ajudava quando tinha um tempo no estúdio que eles montaram no terreno;
O problema é que eles usavam os 900 reais pra ajudar nas contas da casa, pra bancar o estilo de vida, e aí tinham vários pagamentos atrasados, quitavam 1 mes, venciam 3... Entraram em negociação com a caixa, não conseguiram pagar os acordos.
Então, depois de um tempo, veio o inevitável:
As casas foram a leilão! Minha família foi despejada da casa de aluguel e eles da casa onde moravam.
Agora, imagine a completa indignação de nossa parte com a falta de responsabilidade a ponto de se deixar ser despejado, sendo que a responsabilidade deles era quase transferir o dinheiro do aluguel mais um troco pra Caixa...
A relação nunca mais foi a mesma entre os integrantes da história, foi como se uma confiança tivesse sido quebrada, era climão, discussão, enfim
Cada família teve que seguir o seu rumo, então os locadores iriam parar de receber 900 reais de aluguel, já que minha família iria ter que morar em outro lugar... Lembrando que as contas já eram apertadas antes kkkk
Pode piorar?
Claro que pode!
- Agora os locatários iriram ter que morar de aluguel, então além da perda de receita mensal grátis iriam ter que bancam seu próprio aluguel... E daí, outro baque nas finanças
- O estúdio de fotografia ficava no mesmo terreno onde eles moravam então iriam ter que se virar pra montar outro lugar com todos os custos e nesse tempo ficar sem as receitas do estúdio, que eram substanciais; como se a situação já não estivesse ruim o suficiente
- E como tudo que é ruim tende a piorar, além de perder tudo o que tinham, ficaram devendo até às calças pra Caixa
Não sei dizer como acabou essa história por que com as circunstâncias da vida acabamos nos afastando, mas eu me surpreenderia muito se eles conseguiram se recuperar financeiramente.
Moral da história:
Financiamento, em qualquer situação, mesmo que alguém literalmente pague seu financiamento, é uma cilada das brabas. Não caia nessa armadilha.