Data original: 17/06/2022
Esse final de semana participei da minha primeira Maratona e vi o quanto o esporte modificou o meu passado de obesidade e sedentarismo ( tenho 1,87m e fui de 110kg para 79kgs). São quase 8 anos de mudança de hábitos, sendo que nesse processo alguns familiares foram contagiados pelo fitness vírus (minha esposa, minha mãe entre outros).
Cada um tem sua história de superação e sua dificuldade. E a minha é essa:
"Eu trabalho embarcado num rebocador de apoio Marítimo na escala de 28 dias de trabalho por 28 dias de folga. Nunca gostei de atividade física e engordei muito após formado. Tentei por várias vezes emagrecer e não conseguia. Na última tentativa decidi que se caísse, eu cairia atirando. Fiz o meu melhor todos os dias, mesmo que tivesse dias que esse melhor não fosse tão bom, mas não desisti. Perdi peso e mudei.
Porém tinha um desafio que eu estava postergando que era correr uma Maratona. Tinha muito medo de não conseguir, de me sentir uma farsa e decepcionar minha família.
Quase todo mundo sabe o que é treinar em esteira, porém treinar um processo de maratona ( quase metade do ciclo) numa esteira em alto mar foi complicado ( tinha dias que Poseidon resolvia mexer demais com o mar).
Passei vários meses me dedicando na preparação para essa maratona de Porto Alegre, seja através das planilhas de corrida, planejamento alimentar, fisioterapia(qd estava na folga) e musculação. Minha esposa foi fundamental nessa preparação e me deu bastante suporte mental/emocional.
Tinha dias que treinava na bicicleta, pq não dava para correr. Tinha dias que a vontade era de correr menos de 1 km, mas eu fui mesmo assim e fiz meu melhor treino na esteira kkkkk. Tinha dias que o treino não foi tão bom, mas aquele tinha sido o meu melhor naquele momento.
Enfim chegou o grande momento, mesmo achando que não estava 100% preparado, e no mesmo período também chegou uma frente fria. Na noite anterior, mesmo estando a mais de 3mil km de distância, minha esposa conversou ao telefone comigo e me trouxe mais tranquilidade.
A sensação térmica de 2°C ( temperatura de 6°C) para um paraense foi mais uma dificuldade que só trouxe um sabor a mais à conquista.
Agora eu SOU MARATONISTA e consegui superar a meta que havia estipulado de 3h30 min. Fiz a prova em 3h27min mesmo com alguns perrengues no final kkkkk.
Aproveitando, queria agradecer a toda a comunidade e em especial ao @almf que me ajudou bastante compartilhando seu processo para participar da sua primeira maratona esse ano.Eu estava com bastante receio de perder para a parte Mental da prova e ele me passou muitas orientações e indicou livros/vídeos.
Ver mais