Ontem em uma conversa com meu pai, lembramos da época que eu o questionei sobre o valor que ele cobrava pelo aluguel de um imóvel não residencial.
Não é um imóvel grande, na verdade, seria uma academia, mas quando o espaço ficou pronto o locador deu para trás. Assim, a alternativa foi alugar para uma igreja que está lá há mais de 15 anos.
"Na época em que as vacas estavam dando leite sem ordenhar", o comércio da vizinhança estava aquecido (bar, açaí, lanchonete etc...), fiquei sabendo que imóveis muito menores e ruins estavam cobrando 2x o valor do aluguel que meu pai cobrava.
Minha arrowgansa aflorou, então disse para ele aumentar o valor porque estava perdendo dinheiro, já que o aluguel estava muito abaixo da vizinhança (do mercado).
A resposta dele foi:
- Meu filho, você querer que a igreja saia de lá?
- Eles estão lá há mais de 15 anos...
- A igreja funciona 3 vezes na semana somente a noite...
- Nunca atrasaram o aluguel, pagam exatamente na data combinada...
- Aceitam sem problema o aumento anual...
- Nunca tive qualquer problema..
- Você quer que eu alugue para quem?
- O valor é menor do que os outros, mas faça chuva ou faça sol... eles sempre pagam!
Não gostei muito, mas aceitei como bom filho.
Depois de um tempo, concluí o quanto meu pai está certo.
Observando a dinâmica da vizinhança, fui percebendo a rotatividade dos comércios... alguns imóveis ficavam meses vazios ou quando eram alugados o inquilino não durava muito tempo.
Assim aprendi com meu pai: não seja ganancioso.
E com o Bastter: Não queira ensinar seu pai.