Na empresa em que trabalho, anualmente acontecem as avaliações de desempenho. Apesar das limitações e distorções, é um momento no qual se pode falar com os gestores e equipe sobre o trabalho e a tentativa de melhorar algumas práticas.
Entretanto, a maioria das pessoas não gosta de fazer essas avaliações, inclusive eu.
Hoje me vi em uma situação curiosa. Fiz uma avaliação absolutamente elogiosa de um colega. As minhas notas resultaram em uma média maior do que a minha própria autoavaliação. Maior que a autoavaliação dele, por sinal. Falei de todos os pontos fortes e apontei um aspecto na produção dele que já é bom, mas que podia ser aprimorado.
Esse ponto a ser aprimorado, absolutamente factível em meio ao nosso universo profissional, pareceu desestabilizar ele. A reação foi bastante ressentida.
Isso me fez pensar: quem sou eu pra dizer no que o outro precisa melhorar?
Alguém tem experiências boas com esses tipos de avaliação corporativa?Pra mim, nas próximas vezes pretendo só perguntar no que a pessoa quer melhorar e dizer que vou ajudá-la no que puder.
Quando tiver alguma crítica ou reparo a fazer, faço no contexto do próprio trabalho, pontualmente. Nesses rituais, não vou fazer nada crítico.
Cada um cresce pra onde quiser. Danesse.