Este ano tive a oportunidade de assistir
in loco as tradicionais 500 milhas no Indianápolis Motor Speedway (IMS), evento que no dia da corrida reúne cerca de 500 mil pessoas... é um passeio muito legal para TODA a família, mesmo os que não gostam de automobilismo... o cerimonial é fantástico e a organização americana é um show a parte.
Este é um evento de 15 dias e compartilho aqui algumas dicas que talvez possa ajudar e vão te economizar muito tempo.
Dinâmica do Evento: Começa em um sábado com o Indy GP GMR no circuito misto do IMS, vale para ter um primeiro contato com os carros que correm no sentido de pista oposto ao da Indy 500 e aproveita para caminhar pelo IMS.
Na semana 1, logo depois do GMR, de terça-a-sexta ocorrem os treinos livres, aliás aqui é a sua chance de estar próximo dos pilotos, equipes e carros, se comprar pelo menos o acesso a garagem (ver ingressos) literalmente eles passam do seu lado e dá para tirar foto com a maioria deles, no sábado e domingo ocorrem a classificação da corrida. Assistindo aos treinos você verá a corrida com outros olhos... aproveite para deitar na grama, levar um toalha/cadeira, faça um piquenique e fique... de boa mesmo ouvindo a música do sistema de som e vá no museu do IMS.
Na semana 2 (semana da corrida) há treinos também na segunda e sexta...os treinos são mais curtos e os pilotos já não estão muito a fim de conversa, seja porque estão mais concentrado, o resultado da classificação não foi o esperado ou porque o lugar está mais cheio mesmo.
Ingressos (treinos e classificação)- Os mais comuns são o General Admission (GA) que você pode andar por todos os lugares do IMS, são diários e não incluí o pit lane e as garagens, mas se você estiver mesmo interessado nos treinos avalie a compra dos
badges Bronze (GA+Garage) ou Silver(Bronze+PIt access) é Pit acces de verdade... olha a foto!
Ingressos (Dia da Corrida) - Antecedência na compra (+ de 6 meses e já estão disponíveis os de 2023 no site do IMS) é a chave para conseguir um bom lugar, aqui tente algum lugar nos
stands (Arquibancada) coberto, alto e próximo da curva 1... se fizer calor você vai lembrar do coberto, Não recomendo comprar o GA para o dia da corrida porque será difícil assistir a corrida em si porque estará lotado. Os badges não valem para o dia corrida.
Transporte / Estacionamento (treinos)- Se você não for da galera que acampa no IMS, vai precisar alugar um carro ou uber porque o transporte público é próximo do inexistente, na verdade eu não vi nenhum, mas como não tenho certeza... bom para todos os dias, há estacionamento gratuito dentro do IMS (Lot 40)
Transporte / Estacionamento (corrida) tem que pagar e faça isso junto com o seu ingresso porque se esgota e se for parar na rua, onde há lugares pagos e gratuitos considere andar de 45 min a 1 hora para cada trecho ida e volta (sem exagero) do seu carro até o IMS. Chega cedo porque o trânsito é insano e para sair considere fazê-lo umas duas horas no mínimo depois da corrida.
Hospedagem - Speedway - cidade onde está localizado o IMS fica lotada e há seu preço pela proximidade... como você vai estar de carro/uber, considere as cidades próximas (Avon, Brownsburg, Carmel, etc..)
Alimentação - Compre um cooler pequeno é permitido a entrada de bebidas, inclusive alcoólicas e comida de fora do IMS até no dia da corrida, só não pode trazer itens de vidro. Você economiza bastante aqui!
Bom se faltou algo... pergunta ai.
Com planejamento e disciplina muita coisa é possível. Levarei estas lembranças para sempre!
Ver mais