Amigos, gostaria da opinião de vocês. Nos últimos anos estive seguindo o método ensinado aqui na Bastter. Não olhei cotação, fiz reserva de emergência, comprei o que o BS mandava, não olhava noticia, foquei na saúde, família e trabalho. Investir no tesouro direto ipca+ prazo mais longo, em ações, fiis, stocks e reits.
Recebi a noticia recentemente que o proprietário do imóvel que moro de aluguel vai vender o imóvel. Entretanto, esse lugar tem um valor importante pra mim e minha família. Moramos perto dos familiares, fizemos boas amizades no condomínio e gostamos bastante da região. Não tem outros apartamentos próximo do mesmo tamanho para alugar. Então, estamos considerando comprar. Para isso, eu teria que liquidar todos os meus investimentos e ainda precisaria entrar em um financiamento. Não estava nos nossos planos, não esperava que fossemos nos apegar tanto ao local.
Eu fui ver no BS quanto eu tinha para abater do valor do imóvel e acabei percebendo que meu patrimônio estava consideravelmente menor do que eu esperava, provavelmente por conta de uma desvalorização dos ativos nos últimos meses. Sei que isso não faz diferença, o que eu tenho é o que eu tenho, mas ter essa noção acaba abalando o psicológico.
Admito que estou com coração apertado com esta decisão.
Será que não estou fazendo nenhuma burrice muito grande em liquidar tudo para dar de entrada no imóvel, em seguida entrar no financiamento e tentar quita-lo o mais rápido possível?
Ou será que fazer isso é tão ruim ao ponto de ignorar o lado pessoal e aceitar morar de aluguel em um lugar mais distante, abrindo mão do conforto que temos hoje?
Sei que é uma decisão particular, mas queria saber a opinião de vocês.