Você pensa que terminal de computador é coisa de Hacker? Ou de programador? Ou de usuário maluco de Linux?
Alguns comandos podem ser realmente avançados e complicados, mas tem muita coisa útil até para melhorar a produtividade de qualquer usuário de computador!
Aviso: Neste post mostrarei alguns exemplos no terminal de um Mac. Todos os comandos funcionarão em Linux, mas em Windows, alguns serão um pouco diferentes. A intenção deste post é mostrar as possibilidades, não ensinar os comandos pra cada Sistema Operacional.Primeiramente, vamos a 2 FAQ simples:
1 - O que é um terminal?Terminal é uma aplicação do seu computador (seja ele Windows, Mac ou Linux) onde você pode executar comandos por meio de comandos de texto, sem necessidade de interface gráfica como ícones e pastas, e sem necessidade de usar um mouse.
Terminal Padrão Mac
Windows Powershell
2 - Por que usar o terminal ao invés de usar a interface gráfica?
Você pode usar ambos! O terminal te provê mais funcionalidades do que a interface gráfica.
Pensando nos Sistemas Operacionais como um produto, ele visa fornecer somente o essencial via interface gráfica. Assim, ele torna complexo fazer via interface gráfica algumas tarefas simples de fazer via linha de comando (Terminal).
Muitos programas que você baixa e instala no seu computador, servem exatamente para fazer via interface gráfica o que você poderia fazer via Terminal.
Agora, vamos pros 5 comandos simples que podem ser muito úteis pra você!
1 - Listar arquivos e pastas
Comando: ls
Para que serve?Este comando lista os arquivos e pastas, dado uma determinada pastas do seu sistema
Como usar?Quando você está no Terminal, você sempre está em um diretório (pasta). O comando
ls lista todos os arquivos e diretórios dentro do diretório atual.

Acima eu executei a versão básica do comando, mas você pode usar alguns parâmetros para ter ainda mais funcionalidades. Como por exemplo o parâmetro
l que provê algumas informações como tamanho, data de criação, usuário e criou e mais.
Também temos como exemplo o argumento
R que lista também tudo que está dentro das pastas, entrando recursivamente em todas as pastas dentro da que você está.
Depois do comando base e antes do argumento, deve-se usar um hifen (
-).

No exemplo acima, podemos ver que o comando
ls -l nos trouxe mais detalhes.
Por exemplo, podemos ver que
boom é um diretório (pois a primeira coluna começa com a letra d), que foi criado às 17:14, e que tem 224b de tamanho.
No segundo exemplo, usando
ls -R, é possível ver também ver os arquivos dentro das pastas internas, como boom, pas e selos.
Existem muitos outros argumentos, e todos eles podem ser concatenados. Ou seja, eu poderia usar
ls -lhR e tudo seria aplicado junto.
Outra possibilidade é buscar somente arquivos em que o nome segue um determinado padrão. Temos a possibilidade de usar o símbolo
* significando "qualquer coisa".
Assim, podemos listar tudo que seja um arquivo texto buscando por
*.txt, tudo que começa com a palavra livro buscando por
livro*, tudo que comece por livro e termine com pdf buscando por
livro*.pdf e tudo que contenha livro no nome buscando por
*livro.

Estes são só alguns exemplos, mas é possível fazer muito mais coisa.
2 - Navegar entre pastas
Comando: cd
Para que serve?Ir para um diretório específico no terminal
Como usar?Ok, aprendi como fazer tudo isso, mas como faço pra trocar de diretório? Para isso serve este comando.

Este comando é muito simples, mas essencial para usar o terminal.
3 - Mover e renomear arquivos e pastas
Comando: mv
Para que serve?Este comando serve para mover ou renomear um arquivo ou pasta. Podemos considerar que renomear um arquivo é basicamente movê-lo pro mesmo lugar, mas com outro nome.
Como usar?O comando básico é
mv <arquivo ou pasta diretório a ser movido> <local a ser movido>.

No exemplo acima, o arquivo
praia.png estava na pasta
bastter e eu o movi para a pasta
pas usando
mv praia.png pas.
Neste caso, eu movi um arquivo para outra pasta.
Outra possibilidade para este comando é renomear um arquivo, como mostrado a seguir:

Onde eu renomeio o arquivo
praia.png para
praia_de_copacabana.png movendo ele para o mesmo lugar, mas com outro nome, usando o comando
mv praia.png praia_de_copacabana.png.
Também é perfeitamente possível mover e renomear ao mesmo tempo, eu poderia executar os dois exemplos acima ao mesmo tempo, executando
mv praia.png pas/praia_de_copacabana.png.
Mas será esse todo o poder do comando
mv? Nem pensar.
Não necessariamente precisamos mover um arquivo de cada vez, podemos usar o nosso amigo
* aprendido anteriormente para mover usando padrões.
Suponha que eu queira mover todos meus arquivos que começam com a palavra livro para dentro da pasta boom.
Basta executar o comando
mv livro* boom, assim como no exemplo abaixo:
4 - Copiar arquivos e pastas
Comando: cp
Para que serve?Este comando serve para copiar um arquivo ou pasta.
Como usar?Podemos dizer que este comando é praticamente idêntico ao comando
mv, com a pequena diferença de que ele não remove o arquivo original, apenas cria o novo.
É basicamente a mesma diferença entre o
Copiar e
Recortar dos Sistemas Operacionais.
Este comando funciona da forma
cp <arquivo ou pasta diretório a ser copiado> <local a ser colado a cópia> .

Ele também permite copiar para qualquer outra pasta como destino e usar todo o poder do
* para fazer seleções mais poderosas.
Encerrando …
A minha ideia inicial era trazer 5 comandos, mas resolvi não trazer o
find agora para não inundar você de conteúdo e assustar.
Todos estes comandos que eu mostrei são bem mais poderosos do que os exemplos usados, e suas documentações podem ser facilmente encontradas na internet.
Caso vocês tenham gostado, posso trazer mais comandos em outro post.
Fiquem a vontade para testar os comandos, e perguntarem caso tenham qualquer dúvida!