Data original: 11/07/2022
Nem começou a cair e a casa já caiu
A Bolsa caiu apenas 24% do topo e tá próxima de 100K
DJ caiu mais ou menos a mesma coisa
Nasdaq caiu um pouco mais uns 28%
E tá caindo há UM MÊS somente, ou seja nada
Do nada começa a aparecer gente e falar comigo de casos e mais casos
Médico que perdeu 2M e no pacote perdeu a esposa que não aguenta mais, tá na merda. Médico cheio de clientes.
Coitado de eletricista que foi mexer com Bolsa e está devendo ao agiota
Fulano, essa é séria, não é invenção, que não sabia que a Bolsa podia cair. Perdeu tudo e tá vendendo o carro que comprou com a alta para pagar as dívidas
E se for cair mesmo, nem começou a cair
Deu um espirro somente.
Pessoal se segura por um dedinho, um espirro, desaba e termina na merda.
Eu sempre disse que Trade era vício. E é.
Mas Bolsa é vício também, mesmo que não faça trade.
Buy and Hold é vício.
Comprar ações e guardar pode virar vício.
E vício tá sempre ligado a ferro, perder tudo (muitas vezes até o carater), destruir a família, etc.
Bolsa é vício.
Estas histórias nem todos eram traders.
Fica acompanhando mercado ao invés de trabalhar e viver a vida, olha BS toda hora, olha se o patrimônio tá crescendo, vai a day de tudo, análise de empresa de 6 horas, até o último detalhe. É Buy and Hold mas é vício, tomou sua vida. Começa a comprar porcaria, colocar mais em Bolsa do que aguenta, começa a desabar, fica doido, vende tudo no fundo, tenta recuperar prejuizo fazendo alguma doideira, pronto. Terminou que nem trader.
A gente vive muito perto da tentação, do lado negro da força. Difícil resistir. Só ver a emoção com dividendos. Para resistir tem de se afastar da Bolsa.
Thiago me falava dos 100% em ações das análises de patrimônio que ele faz.
Não tem mais um 100% em ações.
Bolsa é vício, buy and hold é vício.
Ou vocês se afastam dessa porra e se dedicam a vida, trabalho, familia, saude, etc
e apenas usam a Bolsa para se tornar sONcio de empresas e acompanham de forma saudável, ou terminam que nem trader mas pior do que eles, porque nem viveu a adrenalina e o kind of magic. Eles pelo menos tiveram o lado bom da desgraça, o lado divertido por um tempo. Vocês terminam na mesma merda mas nem se divertiram.