Problemas, problemas e mais problemas...
Não tem uma pessoa que eu converse que não consiga fazer uma lista infinita sobre problemas.
O grau de análise varia de pessoa para pessoa. Alguns parecem viver em um teatro de problemas, cada um com seu lugar, seu papel, suas falas, suas funções, outros parecem no olho de um furacão com problemas voando para tudo que é lado.
O que difere uma pessoa saudável de uma pessoa adoecida não é a existência de problemas.
Problemas todos temos. Com dinheiro ou sem dinheiro. Com saúde perfeita ou sem saúde perfeita. Casado, solteiro, amasiado, com bons empregos, empregos ruins ou sem emprego.
Em todas as situações existem problemas, mas a forma que lidamos com eles, que pensamos sobre eles e como vivemos como eles define muito da nossa vida.
Saber lidar com problemas está diretamente ligada aos nossos estados emocionais e psicológicos. Afetam nossa fisiologia, chegando a causar doenças físicas - o tal do psicossomático, que parece BUCHETTI, e geralmente é, mas não é.
Existe um conjunto de técnicas chamada PST (Terapia de Solução de Problemas) que auxilia a desenvolver as habilidades necessárias para que os problemas do mundo não se tornem uma vida problemática.
Conhecer ferramentas que te auxiliam a resolver problemas é fundamental para a estabilidade psicológica, para o bem estar e para fazer buscas pessoais.
Hoje vou trazer para vocês a perspectiva psicológica da PST, como ela percebe a relação dos problemas com nossas vidas, e algumas das ferramentas que podemos desenvolver para lidar melhor com a condição existencial dos problemas.
Nos vemos lá,
Abraços.