Eu estava desde janeiro estudando para migrar de área para a tecnologia (mais especificamente como Data Engineer), e a empresa que eu estava trabalhando enquanto estudava acabou falindo e eu ficando sem minha maior fonte de renda.
Quando me considerei "pronto" para procurar um trabalho, já não tinha essa renda. Conversei com amigos da área para saber qual era o salário médio para um júnior na área e pensei em uma faixa de remuneração que eu queria estar.
Nessa procura surgiram algumas propostas de trabalho, mas com remuneração muito abaixo do que estava esperando (e que segundo meus amigos era a média de mercado), e se eu não tivesse montado uma RE para me deixar tranquilo, teria que ter aceitado.
No final das contas, acabei aceitando um trabalho que pagava 50% a mais do que a melhor proposta que tinha recebido até então (e esse estava na média de mercado que havia conversado).
As lições que levei são:
1. A reserva de emergência traz uma #PAS absurda, mesmo quando perdemos nossa maior renda;
2. Se eu não tivesse uma boa RE, estaria recebendo bem menos, logo teria um aporte bem menor e não teria um crescimento de patrimônio no nível que poderei ter agora.
Agradeço aos moderadores e membros da Bastter por sempre frisarem a importância de ter uma boa RE que possa te manter tranquilo em períodos de dificuldade.