Apesar de ser assinante da Bastter.com há anos e investir há anos, nunca fiquei pensando muito sobre investimentos (com exceção dos primeiros anos, que tem aquela empolgação e fazemos muito mais besteira que atualmente). Depois que entendi que não dá pra prever o futuro e que é pra deixar quieto, consegui seguir a filosofia Bastter e focar mais no trabalho.
Não preciso entender o mercado perfeitamente pra escolher ações de boas empresas que
talvez deêm retorno futuramente, mas estou curioso com uma coisa.
Aprendemos aqui na Bastter.com que os dividendos são descontados da COTAÇÃO, ou seja, dividendos não são renda. Isso é um fato.
Aprendemos também que, no longo prazo, a COTAÇÃO segue o lucro. Isso também deve ser um fato, mas, vocês já se perguntaram porque o PREÇO da ação segue o lucro?
O PREÇO da ação é definido por oferta e demanda. Se muitas pessoas querem comprar e poucas querem vender, o PREÇO vai subindo e se poucas pessoas querem comprar e muitas querem vender, o PREÇO vai caindo. Isso significa que o PREÇO da ação não depende diretamente do balanço da empresa. Exemplos de grandes variações nas cotações por causa apenas de notícia não faltam.
Partindo disso, se eu não estiver errado (me corrijam pfv), há uma diferença entre ser dono/sONcio de uma empresa e ser acionista. Por exemplo:
Dono de empresaVocê é dono de uma padaria que vale 100 mil.
A padria está dando lucro.
Você resolve abrir uma filial utilizando os lucros da primeira.
Agora você tem 2 padarias que juntas valem 200 mil (desconsiderando valorização/depreciação)
Patrimônio dobrou.
AcionistaVocê tem 10 mil reais em ações de uma padaria
A padaria está dando lucro
A padaria abre uma filial utilizando os lucros da primeira
Você continua tendo 10 mil reais em ações dessa empresa
Se a os acionistas acharem que foi um bom negócio, comprarão mais ações e talvez o PREÇO suba. Caso achem que foi um mal negócio, venderão as ações e o PREÇO pode cair.
O dono, quando recebe o lucro, pode poupar uma parte pra manutenções futuras evitando desvalorizações, mas o restante é renda. O acionista, quando recebe dividendos, tem o PREÇO descontado da ação. Dividendos não são renda.
O que faz com que os acionistas comprem mais ações puxando o preço pra cima já que dividendos não são renda e o PREÇO da ação não é diretamente ligado ao PREÇO real da empresa?
Meu ponto de vista deve estar errado em algum lugar me ajudem pfv
PS: Certeza vou pra hora do facão kkkkkkkk