Escutando a live do bastter me atentei para o comentário que o banco tira a parte dele no começo. Fiquei curioso e fiz umas contas
Imóvel de 500.000 com 100.000 de entrada

o banco na realidade empresta 400 k pra pessoa.... porque tem os 100 k de entrada
Então o banco recebe os 400 k de volta lá pelo 9º ano
ou seja, mesmo que o sujeito abandone a casa e suma no mundo pra não pagar a dívida depois do 9º o banco já tirou a parte dele. E ainda vai rolar o financiamento por mais 21 anos, e sem contar que se o cara sumir e não pagar o banco ainda pode vender o imóvel pra outro.
É impressionante como financiamento é uma maravilha pro banco...
Assustador também o cara depois de 60 meses ter pago 325 k entre entrada e parcelas mensais e se vender o imóvel por 500 mil, tirando o saldo devedor ele só sai com 167 mil...
O pessoal vem com esse papo de "ah mas se pagar rápido não tem problema financiar", mesmo nos primeiros anos a destruição de patrimônio é chocante
Sem contar que não coloquei nenhuma taxa de reajuste seja pro financiamento, seja pro valor do imóvel, e nem o patrimônio que a pessoa deixou de ter colocando o juros a favor e não contra.
Se colocasse os reajustes sabemos que o cara no final pagou 4 imóveis sendo bem generoso.
Eu ainda acho que se alguém mais inteligente revisar esse cálculo fica ainda pior.