Você colocando sua vida em risco só para sustentar laboratório
O perigo dos suplementos alimentares | Drauzio Varella"A busca pelo corpo perfeito e saudável estimulou um mercado altamente lucrativo. Segundo a AssONciação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri), entre 2010 e 2016 o faturamento do mercado de suplementação passou de R$ 637 milhões para R$ 1,49 bilhão, o que torna o Brasil o terceiro maior mercado de suplementos alimentares do mundo, depois dos Estados Unidos e da Austrália."
“Esses produtos não precisam seguir a mesma legislação que a aplicada aos medicamentos, portanto, a lei que os regulamenta não exige que eles sejam submetidos a estudos de fase 3, que atestam a eficácia e a segurança dos remédios vendidos em farmácias”
“Nos EUA, o FDA, órgão que regula alimentos e medicamentos, não regula os suplementos, deixando o fabricante livre para colocar o que quiser no rótulo. Por isso não recomendamos o uso de suplementos importados”.
"Dr. Paraná diz já ter encontrado produtos vendidos comercialmente que continham
esteroides anabolizantes, drogas com hormônios que podem causar efeitos colaterais graves, como elevação do colesterol e toxicidade hepática, e cuja venda é controlada, embora não houvesse menção à substância no rótulo."
“Fiquei 18 dias internado sem descobrirem o que eu tinha. Só depois desse tempo souberam que eu tinha hepatite tóxica aguda por causa dos suplementos que tomava”, conta Saldanha.
“Há muitas ervas e produtos tidos como naturais que são tóxicos para o fígado, mas as pessoas acham que, porque são naturais, não causam mal, e demoram para contar que estão consumindo esses produtos. Assim, os médicos levam mais tempo para chegar ao diagnóstico correto”, revela o dr. Paraná.
"O estudante de farmácia Yuri Rocha David, de 38 anos e morador de Salvador, também teve problemas no fígado causados pelo consumo de medicamentos assONciados ao uso de
Aloe Vera, conhecida como babosa e usada, entre outras funções, como anti-inflamatório e cicatrizante. Foi parar no hospital cujo serviço de hepatologia é chefiado pelo dr. Paraná."
"A melhor forma de obter os nutrientes de que precisamos é por meio de uma alimentação natural. Quem come alimentos saudáveis e tem uma alimentação balanceada dificilmente precisará de suplementação."
“Se você não tem nenhum problema de saúde e sai de um nutricionista com uma lata ou cápsula, desconfie”, aconselha o dr. Paraná. Além de poupar a saúde, esse pode ser um ótimo modo de não jogar dinheiro fora.
Saúde & Esportes > FAQ > Suplementos