Trabalho pra empresas estrangeiras já faz um tempo e tenho me organizado mais financeiramente no último ano. Graças à bastter.com, mantive uma reserva de emergência sólida em poupança (inclusive na conta corrente PJ) e, esse mês, teve atraso no pagamento por causa de uns rolos de transferência (10 dias e contando).
Todos os meus colegas na mesma situação começaram a surtar, tirar dinheiro de reserva de emergência de LCIs da vida, reclamando da empresa, atrasando pagamento em cartão de crédito, tendo "perdas", tendo que por dinheiro da PF pra PJ pra pagar imposto. E isso que ganham muito bem.
Fica aqui meu agradecimento por não precisar nem sequer me importar, sabendo que mesmo que o pagamento nem chegue e eu tenha que procurar outro trabalho, eu tenho uns bons meses sossegados com dinheiro na PJ pra pagar imposto e em PJ pra contas. Nem sequer me manifestei sobre a causa, só estou no aguardo.
A mesma situação aconteceu alguns anos atrás e eu fiquei um pouco mais ansioso, tinha dívida e valores altos parcelados no cartão, foi um sufoco mas sobrevivemos. Aprendi a lição sobre a dívida mas ainda estava com cabeça de não deixar dinheiro na poupança, hoje tive mais uma lição, mas dessa vez positiva.