Vou contar um caso meu agora recente.
Apartamento já pedindo uma reforma e sempre teve alguns pontos nele que não são tão positivos, mas que a 10 anos atrás já sabíamos e aceitamos ao comprar. A bem da verdade, é difícil você conseguir todos os fatores que lhe interessam. Os mais importantes ele atendia e ainda atende: localização e tamanho.
Mas aí vamos lá olhar apartamentos para uma possível compra e a corretora vem com a tentadora opção de comprar na planta em regime de condomínio fechado que seria mais em conta.
Eu já não gostava muito da ideia e conversa vai, conversa vem e os corretores sempre jogam bem o marketing do senso de urgência e escassez.
Apesar de achar complicado, jogou a cartada de reservar a unidade e decidir no final quando chegar a hora do contrato. Para isso se pagava um sinal que em caso de desistência você recebe de volta.
A sardinhagem é phoda e sempre tentará você na vida. Fomos lá e assinamos para decidir depois.
A conta base era que seria necessário basicamente se desfazer de quase todo o patrimônio para então comprar a vista e não ter dívida, mas ai olha a roubada de você passar 4 anos com dinheiro enterrado em uma promessa.
A corretora deu a magnífica ideia de ir mantendo o dinheiro investido e continuar com a dívida, pois os juros compensariam a inflação. Olha só que bela roubada.
Chegou o dia de assinar o contrato e vou ler com calma.
Se inflação sobe você paga mais. Se inflação cai, não será compensado.
Se mesmo com a inflação os custos forem maiores você paga a diferença.
Se outros pararem de pagar, os que pagam tem que compensar.
Qualquer intercorrência o prazo de entrega e dilatado sem ônus para a construtora.
O mais legal era que o valor acordado era da tabela de fevereiro, mas eu teria que considerar o incc-di fgv de lá até a assinatura do contrato. Ou seja, eu nem tinha assinado o contrato e já estava devendo a mais basicamente metade do que conseguia acumular em um ano.
Não tivemos a menor dúvida e cancelamos o contrato.
A questão aí é que a sardinhagem é forte. Os sinais eram mais que claros e você fica ainda pensando se está fazendo o certo ou não em desistir. É nessa hora que a resiliência dos estudos aflora e martela que é melhor fugir do rolo.