Preciso de um conselho.
Meus pais fizeram um financiamento em 2013. Na época um tio ajudou emprestando 50% do valor (Ele é o típico parente generoso, ganha muito bem, mas vive frugalmente que nem caipira no sítio quando tem folga, não tem filhos e sempre ajuda a família nessas situações).
O financiamento está acabando, agora falta pagar meu tio.
Meus pais não aguentam mais dívida e querem que eu e meu irmão paguemos a parte dele.
Meu irmão não quer ajudar de jeito nenhum. Então meus pais me propuseram o seguinte:
Passar o apto do nome do meu pai pra mim, e eu me responsabilizaria em pagar o resto ao meu tio.
Ou seja, eu ficaria com o apto pra mim, por 50% do valor.
Meu irmão está ciente disso e aceitou que não teria direito ao apto.
Estou poupando e investindo em RF há 7 anos, e tenho o valor pra pagar meu tio a vista, mas seria todo o meu patrimônio (-RE). Eu ia começar a aportar em RV agora.
Minhas duas perguntas são:
1. O que vcs acham disso? Vale a pena?
Meus pais não tem condição, acabaram de se aposentar e não querem gastar a terceira idade pagando dívida.
O imóvel fica na capital, a localização é boa, perto de metrô, várias linhas de ônibus, escolas, hospitais, farmacias, academia, supermercado atravessando a rua, shopping há 3 quadras. É um prédio dos anos 60, que está começando a ter problemas estruturais, mas as últimas gestões fizeram um ótimo trabalho revitalizando e cuidando desses problemas.
Nunca tivemos problema para alugá-lo. Nunca ficou mais de 1 mês vazio.
Moramos no interior atualmente, mas eu e minha esposa pretendemos morar na capital no futuro.
2. Eu tenho um saldo significativo no FGTS. Sabendo que tenho o valor pra pagar meu tio, meus pais acham que seria uma boa ideia fazer um financiamento pra conseguir usar esse valor e depois quitar todo. Seria mesmo uma boa?