Eu sempre trabalhei no mercado imobiliário e sempre me deparo com pessoas que criam dívidas pensando que estão investindo, e são pessoas de todas as classes sONciais, a maior diferença entre elas são as justificativas para contrair a dívida, uma parte acredita que está fazendo um excelente negócio “fugindo do aluguel” e a outra parte fica fazendo continhas achando que estão levando alguma vantagem e sendo mais espertos que as construtoras e os bancos.
Nas compras de imóveis na planta, as pessoas além de assumir o risco da construtora, geralmente cometem o erro de colocar o menor valor possível como entrada, ficando com um enorme saldo devedor que é reajustado mensalmente.
Muitas vezes vejo algumas planilhas de cálculo do reajuste do saldo devedor e é assustador, e precisamos lembrar que depois de tudo isso a pessoa irá assumir um financiamento do valor CORRIGIDO!
Não tem a menor possibilidade de isso ser vantajoso, existe sim como ter lucro com imóveis novos/na planta, mas nunca vi dar certo nessa modalidade que a grande maioria das pessoas faz, assumindo dívida alta e risco alto, quem ganha dinheiro é quem trabalha com isso ou tem MUITA experiência, são exemplos de exceção e que geralmente já possuem vários imóveis (muitas vezes possuem contatos e entram antes do lançamento e podem comprar SEM FAZER DÍVIDA).
Vou colocar um exemplo de uma dessas planilhas que citei (ocultei algumas linhas/colunas e mudei alguns dados para não conter informações pessoais de ninguém), mas os dados são REAIS.
O “investidor” comprou o imóvel por 520k, já pagou 144,7k e ainda deve 506k para a construtora! Se tirarmos a entrada e considerarmos apenas o saldo devedor fica ainda mais assustador, ele pagou 94,7k e a dívida AUMENTOU 36,7k.
E ele fez pagamentos intermediários altos (até 28k) para tentar desesperadamente diminuir o saldo, mesmo assim não adianta, juros compostos contra você é praticamente impossível de vencer.
E quando receber as chaves do imóvel vai ter que assumir um financiamento provavelmente maior do que o valor total inicial do imóvel (3 anos pagando e mal consegue vencer a correção), e vai ficar cerca de 30 anos pagando vários imóveis para o banco.
Sempre que vejo algum tópico/comentário defendendo qualquer forma de dívida eu lembro desses casos, que são mais comuns do que imaginamos, é que os ferros ninguém compartilha.
Fiz esse tópico para mostrar esse exemplo real de como você não tem chance contra dívidas, qualquer continha está errada, investir em imóveis não é um mal negócio, mas tem que ser feito da forma correta, como fala inclusive aqui na bastter.com
E só para encerrar, aluguel x casa própria é em 99% das vezes uma opção por conforto, não financeira.
Ver mais