Bom gente, antes de mais nada quero dizer que eu sou uma pessoa que estou sempre indo ao médico, fazendo o possível para ter uma vida saudável. No entanto, faz um tempo que eu to tendo problemas de pele (espinhas e queda de cabelo) e gástricos e após fazer vários exames e não darem em nada, meu endócrino descobriu que meu cortisol está 2x mais alto do que deveria.
Vamos lá, tirei o siso e fiquei umas semanas me recuperando e não fui para academia, mas tirando esse tempo eu sempre tentei ir religiosamente à academia, estou querendo ir na nutricionista para melhorar minha alimentação devido a minha gastrite. No entanto, nunca tive uma alimentação ruim, não bebo refrigerante, raramente como besteira e a única coisa que tomo mais tensa é cafe, mas até isso diminui. Contudo, mesmo com tudo isso, meu cortisol ainda é bem alto o que fez meus médicos e psicologa (de forma quase que unanime) falarem que meu cortisol alto é devido ao meu excesso de estresse.
O problema é que, apesar de ter estresse no trabalho e na vida privada, eles não são nada absurdos. Eu nem mesmo fico com estresse de bolsa ou algo do gênero. Ou seja, meu estresse é criado pela minha própria mente sem razão aparente. Eu literalmente sou assim, naturalmente estressada desde pequena. Meus amigos brincam que eu nunca estou "relaxada" sempre sendo
detalina com tudo. E tenho a tendência a levar tudo para um extremo, então em 99% do tempo eu crio problemas que não existem dentro da minha cabeça para surtar, sim, minha inteligência emocional é uma bosta.
Contudo, não sei bem o que fazer para melhorar isso de forma prática, faço terapia, leio livros constantes de auto-ajuda, entendo que tenho uma tendência absurda a me autossabotar e até já tentei fazer yoga. Mas em vez de relaxar acabei me focando mais em negatividade e surtos.
Eu não quero viver mais dessa forma e não quero que meu estresse prejudique a minha saúde, mas eu realmente não sei o que fazer porque eu só percebo que estou estressada quando começo a ter problemas físicos também!
Alguém que vive/viveu problema semelhante tem ideia de como posso resolver isso de forma prática?