Livro Literatura e Ficção
O Tambor
Günter Grass
Um livro marcante e polêmico, que transita numa espécie de realismo fantástico macabro e circense. A personagem principal, Oskar, vai nos relatar sua vida, numa espécie de releitura ou sátira dos grandes “romance de formação” alemães. Mas desde o princípio ele é onisciente e absolutamente irônico, tanto que ao nascer já traça o plano de não crescer mais depois de três anos.
Não vou me alongar no enredo. A história se passa na Europa, logo após o fim da primeira guerra e até depois da segunda. Descrições diretas, pervertidas e até mesmo grosseiras de sexo abundam pela obra inteira. Isso incomodou alguns, mas hoje se tornou algo até banal.
É um livro grande, a bem da verdade são três livros reunidos em um único tomo imenso, decisão acertada da Nova Fronteira que sabe que séries deste tipo não costumam passar do segundo volume aqui no Brasil. Ser grande não é um problema, o problema é que a obra é bastante irregular. Tem momentos geniais e sublimes (o trecho do Danúbio Azul contra a marcha militar é certamente um dos mais belos da literatura), mas que são um tanto ofuscados por outros plenamente desnecessários e mesmo cafonas. Alguns trechos ou temas se estendem sem nenhuma necessidade, e se tornam cansativos, maneiristas e caricaturais.
Ao mesmo tempo, consegue fazer algo raro: nos permite entender melhor a relação da sociedade civil com o nazismo sem demagogia ou falsidade tão ao gosto dos romances heróicos. Aqui não há herói, mas sim um punhado de pessoas comuns simplesmente tentando sobreviver, e um manipulador nato, Oskar, transitando nisso. E vamos acompanhar estas pessoas antes, durante e depois destes eventos tão terríveis.
Mas não é, de forma alguma, um “livro sobre a Segunda Guerra”. É muito mais amplo. Pode ser visto como um livro sobre o século XX. Ou talvez seja apenas um livro sobre um tambor chamado Oskar.
De toda forma, é um livro que merece ser lido, ou relido. Parece que Grass anda meio esquecido, mas este livro é uma boa reaproximação.
Ver mais detalhes e avaliar