Em meio à tanto conteúdo na internet, e tantos canais com altíssimas produções, me pego assistindo muito os conteúdos do Bastter e Casimiro.
Ambos com seu linguajar carioca sem muito filtro, e com suas cameras e áudios de qualidade duvidosa. Refletindo sobre isso, e sobre a comum discussão sobre melhoria do equipamento que presencio em ambas comunidades, notei aprendizados em comum que podemos tirar de ambos.
1 - Não espere ter o equipamento perfeito, o material perfeito, para fazer algo. Ambos estão produzindo conteúdo bacana, mesmo com toda a limitação técnica.
2 - Falar o português perfeito, ou da forma educada, não quer dizer que a pessoa tem melhor conteúdo ou é mais inteligente. Na verdade, é uma boa tática pra te enganar. Eles falarem como uma pessoa qualquer, e com a produção e "mais uma pessoa comum" numa webcam, na verdade aproxima mais o público e se mostra mais real, factível. Os xingamentos e palavrões são parte da comunicação, usá-los não torna automaticamente o conteúdo em algo errado.
3 - Não precisa ter medo do erro, não precisa se preocupar com o erro. Ambos estão sempre fazendo seu conteúdo com uma pitada de improviso. Às vezes tem imprevistos, e nenhum deles impediu as mensagens de serem comunicadas e o público de ser criado. As vezes superestimamos o impacto de um imprevisto.
4 - Cariocas são sempre divertidos, vide Casimiro, Bastter e eu.
Em resumo: Vai lá e faz!