Tua perspicácia não tem sido objeto de admiração. Que seja. Há, porém, muitas outras qualidades em relação às quais estás impossibilitado de dizer; não tenho para elas nenhum pendor natural.
Portando, basta que as adquira, visto que dependem totalmente de ti, a saber , a honestidade, a seriedade, a firmeza diante do trabalho árduo, a moderação quando aos prazeres, a aceitação da própria sorte, o gênero de vida com poucas necessidades, a benevolência, a postura de uma homem livre, a simplicidade, a ausência de frivolidade, a magnificência.
Não percebes a quantidade de qualidade que, desde já, podes adquirir, qualidades para as quais não estas de modo algum naturalmente incapacitado nem impossibilitado de pretextar qualquer inaptidão? E, apesar disso, continuas voluntariamente abatido, aos murmúrios, amesquinhando, bajulando, acusando teu corpo, mostrando-te obsequioso, leviano, e agitando tua alma incessantemente. Será a carência de pendores naturais que te impõe isso ?
Poderias há muito tempo ter te livrado dessas falhas e te restringido, se com efeito é o caso, a assumir a culpa por tua maior lentidão mental e maior dificuldade de entendimento; inclusive nisso deves preparar-te mediante exercício para não subestimar essa limitação mental nem te comprazer com ela.
- Marco Aurélio