Respondi uma pergunta sobre produtividade, mas acho que talvez de um FAQ, vê aí o que acham.
Acima de 55h semanais não dá:
Excesso de trabalho é fator de adoecimento e morte - Saúde & Esportes - Bastter.comSe tem que fazer + que 50h de trabalho por semana, saiba que precisa ter prazo de validade, ou vai acumular risco. Quanto mais fizer, mais chance de dar errado.
---
Também sei que no geral é uma hora para entrar na atividade, em média.
Você precisa colocar atividades de entrada que te ajudem a entrar no "estado" de melhor performance. É igual aquecimento para malhar. Literalmente, você precisa se colocar em condição de atacar os problemas difíceis.
Ou vai começar se frustrando e abrindo chance da espiral do erro: começa errando, aí faz um errado para arrumar o erro, que gera mais um erro, e 10h da manhã já está tudo uma merda.
---
Atenção e produtividade tem limites.
Com pico em 6h e depois decaimento acelerado. Por isso nunca recomendo mais do que 6h de atividade contínua. Isso não significa que dá para fazer dois ciclos de 6h, somando 12. Lembra, acima de 8h de trabalho começa a somar risco.
Os ciclos devem ser menores ou iguais a 6 com pelo menos 1 ou 2 pausas para evitar saturação. Também varia do quão desgastante é atividade, ou quanto tempo você precisa ficar nela para produzir algo.
Carimbar papel é uma atividade de baixo custo de entrada, mas satura rápido. Tanto que digitadores precisam parar a cada 50minutos obrigatoriamente.
Trabalhos criativos PRECISAM de uma pista longa para você chegar no ponto. Criatividade precisa de espaço, precisa errar, precisa bater cabeça. Não existe criatividade em 1h. Todo trabalho criativo, solução de problemas novos, inovação PRECISA DE ESPAÇO DE TEMPO. Você vai errar um bocado pela natureza da atividade, uma guilhotina de tempo só vai aumentar a chance de você não resolver o que ninguém sabe como resolver.
---
Importante lembrar que para um carro de corrida andar no máximo da performance possível ele precisa de uma pista reta.
Se colocar muita curva ele nunca vai chegar 360km/h. Ele até pode arrancar rápido, mas se tiver uma curva em 20m, ele não chega no pico de performance.
Portanto, se você tem que transitar de N atividades, isso vai ter um custo de produtividade.
O que define troca de atividade é uma linha meio cinza, fica mais claro no exemplo de trabalho com 3 reuniões no meio do dia.
Não dá para fazer nada. O custo de aceleração e frenagem acabam com o pico de produtividade.
Não dá para ser produtivo se toda a hora você tem que atender o telefone, reunião, falar com X, resolver Y, etc. Cada frenagem vai diminuir seu ritmo para chegar no pico de performance.
Acho que é isso que dá para falar sem saber nada do caso específico.