peça ajuda aos moderadores

Ontem vivenciei uma situação que gostaria de compartilhar aqui.
Minha filha, de 12 anos, estava conversando comigo, comentando que achava os colegas de sala de aula um pouco chatos e, assim, não se entrosava muito.
Temos um relacionamento muito próximo, de bastante diálogo, e a conversa foi fluindo aos poucos.
Em certo ponto, uma ideia me veio à mente.
Propus a ela uma brincadeira, que ela topou na hora: ela ia falando o nome de cada um dos colegas, seguido de uma qualidade/característica marcante da pessoa. Não valia defeitos, coisas que a irritavam.
É difícil e, até emocionante, relatar como o momento foi se desenrolando.
A cada nome, ela refletia um pouco e dizia, em seguida, algo de valor sobre o colega.
E não foram menções vagas, de características físicas, mas sim de personalidade, com uma vastidão de respostas que me surpreenderam.
Desde um colega muito bondoso, que sempre está disposto a ajudar aos outros e ao professor, até outro extremamente engraçado, que dificilmente não consegue arrancar, ao menos uma vez por dia, uma risada de toda a turma, daquelas de até doer a barriga.
Ao final, fiquei com a impressão de que ela estava leve, aliviada, e com uma percepção positiva acerca das pessoas de sua idade que ela mais convive no dia a dia.
Pode ser algo relativamente simples, mas me parece que quando ela se propôs em focar no lado positivo, a percepção anterior foi, aos poucos, sendo alterada para uma visão mais aprimorada e, principalmente, amorosa!