Em Julho de 2018, após terminar um relacionamento e voltar pra casa dos meus pais fiz a brilhante ideia de comprar um apartamento. Segui as recomendações dos YouTubers e achei que estava fazendo um bom negócio pois a parcela era o mesmo valor do aluguel naquele mesmo prédio. Feito isso, fiz aquele financiamento básico de 30 anos.
Alguns meses depois (maio de 2019), depois de ter pago quase um ano de financiamento, fui olhar no sistema do banco qual seria o saldo devedor. Quase caí pra trás quando ví que do total pago, apenas 10% foi usado para amortizar o saldo devedor e os outros 90% haviam sido devorados pelos juros. Eu como bom pesquisador que sou, recorri ao YouTube para buscar a orientação de algum Guru, na época todos estavam com o discurso de que financiar nunca vale a pena e que o certo era vender o imóvel e aplicar o dinheiro em FII. Na mesma hora contatei minha corretora e pedi para colocar o apenas a venda, afinal, morava sozinho e estava com uma dívida de mais de 30 anos onde teria de pagar 5 apartamentos e no final ficar com apenas um, para minha surpresa um casal que morava de aluguel no meu prédio se interessou e foram visitar meu apê, eles gostaram, dei meu preço e eles aceitaram, simples assim.
Como na época eu já conhecia o site do Bastter, decidi expor minha situação (
https://bastter.com/mercado/forum/857716/vender-um-imovel-ou-continuar-no-financiamento?superpesquisa=1&highlight=) e buscar a validação do pessoal aqui do site (digo validação pois eu já estava direcionado a vender o apê, só queria mesmo um apoio moral e como resultado tomei uma série de voadoras e confesso que foi a melhor coisa que me aconteceu, considerei todos os comentários e aceitei que era um burro, baixei a cabeça, respirei e decidi que não só não venderia, mas que quitaria o apê o mais rápido possível, e de lá pra cá foi isso o que eu fiz!
Venho aqui para agradecer ao Bastter e a toda comunidade e dizer que acabei de quitar meu financiamento, (um financiamento de 30 anos foi reduzido a 4 anos) e que dei mais um passo para me tornar um ser humano. Agora não tenho mais nenhum financiamento em meu nome e estou aguardando o envio do Termo de Quitação para resolver de vez essa pendência e seguir para os próximos passos que serão o encerramento da conta bancária, cartão de crédito e título de capitalização que tive de fazer com o Banco Satan (Espanhol) para ter a famosa “taxa bonificada”.
Minha vida melhorou muito após entrar para a comunidade, de lá pra cá já me livrei de comprar terreno com contrato de gaveta, cair em golpe do insta onde alguma conta hackeada tenta te vender alguma coisa com o preço super barato e já deixei de aproveitar algumas “oportunidades” como a de comprar uma parte de um apartamento em um Resort em Porto de Galinhas onde eu teria o “direito” de usar por alguns dias do ano ou alugar e receber uma renda.
Tendo em vista tudo que aprender e dos riscos que evitei de correr faz com que o valor pago pela assinatura seja irrisório versus o conteúdo e as experiências que trocamos no site.
Mais uma vez muito obrigado à todos e seguimos em frente estudando, trabalhando e aportando!