Muita gente aqui sabe que migrei de área, da área farmacêutica pra área de TI.
Depois dessa migração, pessoas próximas se convenceram a mudar de área.
Uma dessas pessoas próximas, naquela fase do receio de mudar de área, ainda tem muito entranhado na cabeça aquele pensamento de
"mas eu vou apagar tudo que construí até agora e começar algo do zero", o que é um medo legítimo que muita gente tem quando decide tomar esse passo, pois vai lidar com algo totalmente desconhecido. Era um medo que eu tinha também. Mas o tempo foi me mostrando que isso aí não quer dizer nada.
Primeiramente porque se você já trabalhou em alguma coisa na vida, não cresceu somente em habilidades técnicas, cresceu também em "soft skills", que são habilidades que não dependem do seu conhecimento técnico, mas de habilidades intrínsecas para lidar com problemas, com pessoas, com situações diversas, etc. É totalmente diferente uma empresa contratar alguém com habilidades técnicas fodásticas mas que nunca trabalhou antes do que uma pessoa que ainda tá aprendendo o mínimo de habilidades técnicas mas que já tem um traquejo maior pra lidar com pessoas e com problemas. A primeira pessoa pode ter habilidade zero para lidar com pessoas e fazer altas cagadas. Não é só o técnico que importa.
Além disso, mostrar que você foi capaz de migrar de área mostra no mínimo que você é uma pessoa determinada.
Várias vezes em entrevistas ou conversando com colegas de trabalho eu notei ar de surpresa ao comentar que eu tinha formação em farmácia.
Inclusive isso foi algo que me fez ganhar pontos em duas oportunidades de trabalho, E por incrível que pareça, na primeira delas ter um certo conhecimento em farmácia até ajudou em uma parte do projeto, mesmo trabalhando desenvolvendo software.
Então, essa ideia de que vai começar tudo do zero, pelo menos na minha experiência recente, não quer dizer nada. Você não vai começar do zero. Vai começar apenas de uma forma diferente, não apagando tudo que viveu anteriormente.