Este é talvez um dos conceitos mais transformadores que a gente aprende na bastter.com: nada supera o teste do travesseiro, no que diz respeito às decisões financeiras.
Depois que eu entendi isso, tudo na minha vida passou a ser uma questão de bom senso e eu passei a ser protagonista das minhas decisões financeiras.
A maneira como alocamos a nossa renda mensal e o nosso patrimônio tem que nos fazer dormir tranquilos à noite, independente do que seja racionalmente o certo a fazer. Cada indivíduo é um mundo.
Para uns, a paz só chega com uma RE de 12 meses de gastos, ou com R$ 100.000,00 na poupança. Tem gente (li num tópico recente) que só tem paz se aporta todo mês, outros só vão ter paz se aportam quinzenalmente e alguns sentem paz ajudando um familiar e o aporte que se lixe.
Vai ter gente que só tem paz investindo em cachorro verde e alguns sofrem de FOMO e só terão paz se tiverem um pouco do patrimônio em bitcoin e em pimentinhas do mille. Tem gente cuja paz só vem com ativos geradores de renda mensal, como os FIIs, e outros que só estão sossegados com imóvel e renda fixa.
Uns terão paz com um corolla na garagem, outros com dólar embaixo do colchão, outros com reais perdidos nos bolsos da bermuda.
A #pas é algo entre você e seu travesseiro. Ela muda a partir de mudanças de contexto e do quanto você estuda. Se você focar na #pas, estudar, você vai saber exatamente o que fazer com a sua renda mensal e seu patrimônio.
E é com #pas que a gente consegue ter saúde mental para correr atrás de mais renda, para cuidar da família e da própria saúde.
Abraços e bom fim de semana!