5 Devemos cuidar do nosso jardim comentada em 03/10/2022 12:14 #PAS Howl em 02/10/22 13:05 comentada em 03/10/2022 12:14 Gosto muito do trecho do livro Cândido ou O Otimismo do Voltaire, peguei esse trecho inicial nesse link: O que Voltaire quis dizer com 'É preciso cultivar o próprio jardim' - FlowingCândido e seus companheiros viajaram o mundo e sofreram imensamente: conheceram perseguições, naufrágios, estupros, terremotos, varíola, fome e tortura. Mas eles – mais ou menos – sobreviveram e, nas páginas finais, se encontram na Turquia – um país que Voltaire especialmente admirava – vivendo em uma pequena fazenda em um subúrbio de Istambul. Um dia, eles ficam sabendo de problemas na corte otomana: dois vizires e o mufti foram estrangulados e vários de seus assONciados empalados. A notícia causa transtorno e medo em muitos. Mas perto de sua fazenda, Cândido,Pangloss, que era tão curioso quanto argumentativo, perguntou ao velho qual era o nome do mufti estrangulado. ‘Não sei’, respondeu o homem digno, ‘e nunca conheci o nome de nenhum mufti, nem de nenhum vizir. Não tenho ideia do que você está falando; minha opinião geral é que as pessoas que se metem na política geralmente encontram um fim miserável, e de fato elas merecem. Nunca me preocupo com o que está acontecendo em Constantinopla; Eu só me preocupo em mandar os frutos do jardim que cultivo para serem vendidos lá. ‘ Tendo dito essas palavras, ele convidou os estranhos para sua casa; seus dois filhos e duas filhas presentearam-nos com vários tipos de sorvete, que eles mesmos prepararam, com kaimak enriquecido com casca de limão cristalizada, com laranjas, limões, pinhões, pistache, e café Mocha… – depois do qual as duas filhas do honesto muçulmano perfumavam as barbas dos estranhos. “Você deve ter uma propriedade vasta e magnífica”, disse Cândido ao turco. ‘Eu tenho apenas vinte acres’, respondeu o velho; ‘Eu e meus filhos os cultivamos; e nosso trabalho nos preserva de três grandes males: cansaço, vício e necessidade. ‘ Cândido, a caminho de casa, refletiu profundamente sobre o que o velho havia dito. ‘Este honesto turco’, disse ele a Pangloss e Martin, ‘parece estar em uma posição muito melhor do que reis. Também sei ”, disse Cândido,“ que devemos cultivar nosso jardim.