Sabem aquelas tabelinhas que relacionam idade com BPM maximo e BPM para gasto calórico, que normalmente estão nos Equipamentos Aeróbicos das Academias?
Para mim elas só servem para completos iniciantes que nunca fizeram atividade física, assim como dar algum norte para eles.
Mas como indico "fortemente" que estas pessoas procurem ajuda de um Professor de Educação Física, voltamos ao ponto onde não acho que as tabelas funcionem bem.
A Tabela mais difundida é a de "220-idade=máximo de BPM" que se deve alcançar.
E dentro disso, tem as zonas de gasto calorico, melhora cardiopulmonar etc.
Aí vem dois pontos:
1- Um indivíduo de 50 anos bem treinado, pela fórmula deveria chegar até no máximo 170 bpm.
Eu com 50 anos, tranquilamente chegava a 180 bpm e ficava la por alguns minutos, não muito tempo, mas perto de 10 minutos acima dos 170 bpm ditos "maximo".
Minha aluna maratonista de 45 anos, teoricamente deveria chegar até no máximo 220-45=175 bpm.
Ela chega a passar de 200 bpm algumas vezes, é super saudável e bem treinada (por ano faz 2 Maratonas e 2 Meias).
2- Se você treina mais forte, vai gastar mais calorias.
Então a faixa de "emagrecimento" não faz muito sentido pois, quanto maior o "volume" de treino, mais vc vai emagrecer.
OBS: Não tenho nada contra as tabelas ou quem usa as tabelas.
Estou somente explicando o porque eu não sigo as mesmas.
ANTES DE INICIAR SEU PROGRAMA DE EXERCÍCIOS, PROCURE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA.