Refletindo sobre minhas próprias experiências de aprendizado, seja como aluno, professor e aprendendo coisas sozinho, cheguei a algumas conclusões. Espero que faça sentido para alguém.
Quer aprender algo novo?
Entendo como essencial:
-Estar presente
-Estar humilde
-Estar grato
Já explico o porquê. Vamos ver um exemplo primeiro.
Por que muitas pessoas falham em aprender sozinhas a tocar um instrumento musical?Vamos pegar o exemplo do violão.
Geralmente começam com uma expectativa:
"quero aprender a tocar minha música favorita!"A pessoa então começa assistindo tutoriais no youtube e aprende a fazer alguns acordes. Acha que a mão esquerda é a parte mais difícil, afinal o essencial é
"apertar as cordas no lugar certo pra fazer o som certo".
Ela fica um tempo treinando fazer os acordes básicos e se sente empolgada porque está dando certo:
"já to ficando bom nisso! Não é tão difícil assim" e pensa
"já dá pra aprender a música que eu gosto". Entretando, por ainda não ter conhecimento, negligencia a mão direita, a mão do ritmo.
Ela pesquisa a música no cifraclub.com, acha os acordes e começa a tentar tocar.
Vê que tem uns acordes mais complicados:
"o que é esse negócio de pestana?", "nossa, muito difícil apertar todas as cordas com um dedo só", "o som tá saindo ruim". Começa a se sentir incomodada.
Com muito custo a pessoa aprende mais ou menos os novos acordes e tenta tocar a música.
Daí vem a grande dificuldade: não sabe usar a mão direita pra fazer o ritmo certo. Se sente mal. Fica impaciente. Não entende porquê não funciona. Se sente frustrada. Suas expectativas que foram jogadas lá no alto tomam uma pancada da realidade.
"Ah, não to conseguindo. Já deu por hoje. Amanhã eu tento de novo".E nunca mais pega no violão.
Digamos que todo o processo descrito acima demorou umas 2 horas. Foi meia hora de empolgação e aumento de expectativa seguida de uma hora e meia de intensa dificuldade e frustração.
Adivinha com o que a atividade "tocar violão" ficará assONciada no cérebro dessa pessoa?
Será que ela vai querer repetir a experiência?
Por isso citei as três coisas como essenciais no começo:
-Estar presente
-Estar humilde
-Estar grato
Quando começar a aprender algo novo, esteja presente para sentir e viver as impressões que a nova atividade vai lhe causar, degustando cuidadosamente o processo.
Seja humilde, lembre-se que você não sabe nada e que pode ser que você não leve jeito. Pode ser que seja difícil e que não seja pra você. Pode ser que dê errado. Aceite a possibilidade de falhar. Não procure falhar, mas aceite a possibilidade.
Seja grato pela oportunidade de experienciar esse algo novo, grato pela oportunidade de aprender, pela oportunidade de desenvolver seu cérebro. Esteja grato por estar num lugar do mundo e num estado de consciencia que te permita experienciar tudo isso com conforto. Além da gratidão é importante também lembrar de sorrir e deixar-se sentir prazer.
Se tiver essa atenção no presente, humildade e gratidão, você estará assONciando a atividade com o que há melhor dentro de você. Seu cérebro vai querer mais disso. Serão construídas conexões que relacionarão todo o conjunto. Você então terá mais chances de continuar e com certeza estará reforçando coisas boas pra sua vida toda vez que fizer a nova atividade.
O desafio é estar presente e vigilante repetidamente até que se crie o hábito, cultivando sempre humildade e gratidão enquanto aprende.