Diário do empreendedor de primeira viagem - Parte 2
Leiam até o fim. Vai valer a pena haha.
Recapitulando:- Estou empreendendo pela primeira vez, com um sONcio, amigo há mais de 15 anos. Ele já tem experiencia no comércio.Seria uma espécie de convêniencia de rua. Uma das principais ruas da minha cidade, no centro.Bebidas em geral, congelados, tabacaria, salgados, café, gelo, carvão. Tentar fazer uma coisa bem auto service. Só passa no caixa pagar depois faz tudo por conta, pega o café, o salgado etc.E também itens de primeira necessidade, petiscos, o rol de itens eu vou entender com o passar do tempo acho. Ter produtos sazonais. Natal, Copa.Vamos tentar inaugurar até o dia 14 de novembro.....pegar essa época de copa. O prazo ta apertado.1) Atualmente estamos fazendo uma pequena reforma no ponto e estamos comprando algumas maquinas já e fazendo comodato de outras.
GELADEIRAS: Resolvemos não ficar no comodato de geladeiras e compramos 4 cervejeiras usadas metalfrio, lindas, reformadas, personalizadas, com aagarantia, Lindas mesmo, o trabalho dos caras é d+. Pra quem precisar eu passo o contato.
Conseguimos da Coca no comodato e mais uma cervejaria da cidade outra.
Então temos 6 cervejeiras e talvez uma choppeira Kegerator.
As que compramos são 4 cervejeiras de 572L. Temperatura 1 a -6 graus. , 1 decorada heinken, 1 com fotos antigas da nossa cidade (ruas, inclusive a rua onde nosso ponto está).
E outras 2 pretas. Todas são pretas internamente também. Chegam semana que vem ja.
Ver mais
Ver maisPROJETO: Temos um projetinho da frente e interior.
O interior a gente vai fazer umas adaptações não vai ficar exatamente assim, fomos mudando por nossa conta. E vamos mudar ainda depois que tiver rodando, certeza.
A frente vai ser assim e com nosso logo/nome na fachada.
Ver maisNo interior. Talvez a gente tire aquela mesinha da parede e coloque mais gondolas pra ter uma vitrine pra rua. Não sei se vai ficar brega kkk.
Ver maisAinda não achamos um caixa nesses moldes.
Essa mesa onde vai ficar a maquina de café e salgados, talvez a gente mude também. Vi uma conveniencia que eles ja tem uns suportes na propria mesa, com saches de ketchup, canudos, um lixo embaixo no proprio movel.
E a maquina de café não é dessa, é aquelas quadradas que vc aperta o botão.
Acho que não teremos essa suqueira também.
Ver maisAqui, outro ângulo. Como disse pensamos tirar a mesinha perto do vidro e colocar uma gondola pra aproveitar a vitrine.
Ver maisA parede da esquerda seria uma parede toda só de geladeiras. Sairia a gondola escrito Hortifruti.
A parede da direita vamos manter gondolas (Gondola 1), manteriamos aquela próxima (Gondola 2).
A seguinte seria substituída por uma ilha de congelados.
E a terceira seria substituída por 2 ou 3 tres mesinhas pra consumo no local.
Ver maisEntão teriamos 3 gondoloas. Uma na parede, uma do lado dela e a terceira lá no vidro.
Vamos fazer gondolas com barras de metalon e madeiras (Tabua de pinus).
CAFÉ: Teremos maquina de café em comodato com a Nescafé.
OUTRAS MÁQUINAS: Maquina de Suco de Milho (comodato), Máquina Airfryer 10 em 1 Oster (R$ 1.600). Estufa de Salgados (Ainda não decidimos tamanho).
SISTEMA: Estou analisando sistema pra ter um controle do estoque, checkout, itens que a gente mais vende. Sabem dizer qual sistema usa pra ter esse controle do negócio? Sugestões?
Acho que o segredo do nosso negócio é ter um sistema rapido no Caixa. Passa tudo no codigo de barra lá....sai na tela, e o valor já sai direto na maquina pra pessoa passar o cartão. Não precisa ficar digitando o valor em maquininha avulsa.
Tenho zero conhecimento sobre isso. Algumas dicas ?
Próximos passos: Comprar uma ilha de congelados expositora, fazer as gondolas, comprar um balcão de caixa, achar um sistema, comprar uma primeira leva de bebidas, comprar um forno airfryer oster, uma estufa de salgados, um bom parceiro de salgados congelados pré-prontos, ja achamos algum.Nosso dinheiro não é alto para investir, estamos economizando em tudo que dá, buscando custo benefício em tudo que der. Itens usados.
Meu sONcio é um vendedor nato. Tem muitos contatos, grande parte de muita coisa que a gente conseguiu foi pelos contatos.
Provavelmente a gente vá abrir sem estar rodando todas as ideias ainda. Talvez só com as geladeiras e as gondolas com alguns produtos. Não vai ter uma inauguração, vamos abrir e ir colocando as novidades.
Obrigado pelas dicas que já deram na parte 1.
To afim de ouvir a galera. Dicas, sugestões, críticas, parceiros. Cheguem mais.